Publicada em 13 de Julho de 2013 �s 11h21
Passar informações, conscientizar e prevenir, essas foram as atividades disponibilizadas no estande da Secretaria de Estado da Educação e Cultura (Seduc), no primeiro dia do II Simpósio Álcool e outras drogas na Contemporaneidade, que acontece entre os dias 12 e 14 de julho, no município de Luís Correia, litoral piauiense.
O evento organizado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) mostra a importância de discutir, também nas escolas, assuntos relacionados ao uso de álcool e drogas por pessoas de todas as idades e do quanto isso pode ser prejudicial. Técnicos, professores e comunidade escolar estiveram presentes na estrutura montada na orla da Praia de Atalaia, mostrando como a Seduc trata o tema nas Escolas piauienses, trocando experiências e debatendo sobre um assunto que tanto afeta a sociedade contemporânea.
"A Seduc desenvolve ações preventivas voltadas ao trabalho de educação no trânsito e do uso de drogas nas Escolas. Exemplo disso é a parceria com a Polícia Militar do Piauí, que hoje executa programas como o Proerd e o Cidadão Mirim em todas as regiões do Estado", explica a diretora da Unidade de Ensino e Aprendizagem, Marta Freitas.
Os professores da Rede Estadual também recebem a formação adequada para fomentar o debate em sala de aula. "É de valorosa importância que os nossos educadores estejam capacitados. A Seduc investe em ações de prevenção e orienta os professores para que estes abordem o tema no cotidiano escolar", é o que explica a coordenadora de articulação de programas sociais e educacionais da Secretaria de Educação, Raimunda Costa.
Outra preocupação é fazer com que os alunos e a comunidade escolar sejam conscientes quanto ao uso de álcool e drogas vinculados ao trânsito, seja ele como pedestre, motociclista ou motorista. "Visitamos as Escolas e realizamos palestras semanalmente. Apresentamos dados, tiramos dúvidas e sempre alertamos sobre o transporte sobre duas rodas. Este último é mais preocupante e também o mais presente entre alunos e professores", destaca Raimundo Araújo, supervisor de educação para o trânsito na Seduc.
Entre as atividades culturais, os bailarinos formados pela Escola de Balé Bolshoi, através do incentivo e investimento da Seduc, fizeram uma linda apresentação e encantaram o público.
Palavra de Criança
O Simpósio também conta com a participação do Programa Palavra de Criança, em um espaço destinado à leitura e voltado para o público infantil. Presente em 212 municípios do Piauí, o Programa é uma iniciativa do Governo do Estado, através da Seduc, em parceria com o Unicef e Instituto Probem, que tem o objetivo de alfabetizar crianças nos três primeiros anos de escolaridade do Ensino Fundamental.
O II Simpósio “Álcool e outras drogas na contemporaneidade” tem como parceiros a Secretaria de Estado da Educação e Cultura (Seduc), Samu, Detran, Sest/Senat, Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal, Corpo de Bombeiros, Coordenação de Enfrentamento ao Crack e as Secretaria de Segurança e da Justiça.