Publicada em 12 de Março de 2015 �s 12h21
A diretora da Unidade de Educação Técnica e Profissional (Uetep) e coordenadora geral do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) no Piauí, Adriana Moura, e a assessora técnica Layse Medeiros, participaram, em Brasília, da reunião para o processo de Pactuação de cursos do Pronatec/Bolsa-Formação no ano de 2015-1. A reunião aconteceu no auditório do anexo do Ministério da Educação, durante toda a tarde da última terça-feira (10).
O encontro foi conduzido pela equipe gestora da Secretaria da Educação Profissional e Tecnológica (Setec/MEC) composta por Carlos Artur de Carvalho Arêas, Paulo Vinicius Zanchet Maciel e Francismara Alves de Oliveira Lima.
De acordo com a diretora da Uetep, Adriana Moura, na reunião conseguiram informações sobre as vagas a serem aprovadas para o Piauí no primeiro semestre de 2015, e sobre as novas diretrizes para a pactuação do segundo semestre. “Ainda não está definida a quantidade exata de vagas para nosso Estado, uma vez que o processo de homologação das vagas ainda está em andamento”, declara a diretora.
Adriana acrescentou ainda que para 2015 parcerias importantes estão sendo firmadas, a exemplo do Programa de Desenvolvimento do Artesanato Piauiense (Prodart), órgão da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico, com o intuito de garantir o fortalecimento e a continuidade da produção artesanal piauiense. Outra parceria que está sendo estudada é com a Coordenadoria da Juventude, no sentido de atender aos jovens que estão em situação de vulnerabilidade social.
Com o objetivo de garantir o direito de acesso ao ensino técnico, nas mais remotas regiões do Estado e, assim, melhorar o desenvolvimento do Piauí e a qualidade de vida da população, a Seduc ofertará os cursos do Pronatec via Educação a Distância (EAD).
“Curso a distância nada mais é do que um curso em que as aulas acontecem uma vez por semana ou quinzenalmente, com a presença de um professor tutor, apto a tirar dúvidas, aplicar exercícios, explicar os conteúdos mais relevantes, entre outras atividades. O fator favorável do curso é que alunos das cidades vizinhas podem também ser contemplados, uma vez que os encontros acontecem geralmente aos fins de semana. Todo o conteúdo do curso (apostilas, atividades, vídeos explicativos, estudos de casos, entre outros) está disponível em uma plataforma, onde o aluno tem acesso a qualquer momento. Essa modalidade de ensino respeita o tempo de aprendizado de cada aluno.”
Pronatec
O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) foi lançado pelo Governo Federal para ampliar a oferta de Educação Profissional por meio de uma série de ações e projetos, e tem como objetivo expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos técnicos e profissionais de nível médio e de cursos de formação inicial e continuada para trabalhadores. Além disso, o Programa busca ampliar vagas e expandir a rede estadual de Educação Profissional.