Publicada em 20 de Novembro de 2013 �s 09h29
Viajar em busca do conhecimento, conhecer novos países, culturas e lugares. O que parecia ser apenas um sonho distante, agora faz parte da realidade da jovem Alana Maria, de 16 anos, estudante da rede pública estadual de ensino do Piauí. Isso porque ela e outros 119 alunos foram selecionados para o Programa de Intercâmbio Educacional Aprender é uma Viagem.
A história de Alana é exemplo de como o empenho e a determinação são fundamentais para se alcançar objetivos. Moradora do município de Inhuma, localizado a 240 quilômetros de Teresina, na região Sul do Estado, a jovem e outros cinco colegas se deslocavam todos os dias até o município de Valença para fazerem o curso, que integra a seleção do Programa.
"Logo que eu soube do Intercâmbio senti vontade participar. Conversei com meus pais e falei que era isso que eu queria e eles me apoiaram. No nosso município não tinha turma do curso, mas eu e outros colegas nos reunimos e conseguimos dar um jeito de ficar assistindo às aulas em Valença. Pensamos: É isso que queremos? Então vamos correr atrás, e acabou dando certo", conta a estudante, que embarcará para a Espanha em janeiro de 2014, para aperfeiçoar os conhecimentos na língua espanhola.
Nessa terça-feira (19), os 120 intercambistas e seus pais foram recebidos pela equipe da Secretaria de Estado da Educação e Cultura (Seduc). O encontro, que aconteceu no auditório da Associação Piauiense de Municípios (APPM), serviu para apresentar a metodologia do Programa às famílias. Na oportunidade foi aberto o espaço para que todos pudessem expor suas dúvidas acerca do Intercâmbio, no sentido de orientar os alunos junto a seus pais, a tomarem a decisão definitiva sobre a participação na jornada de seis meses em outro país.
Os técnicos da Seduc e da empresa responsável pelo intercâmbio fizeram um mapa demonstrativo de todas as atividades que estarão à disposição dos alunos durante o período de duração do Programa. Também foram apresentados fotos, vídeos e depoimentos de quem já vivenciou a experiência de fazer intercâmbio em outros países.
"Nós estamos aqui reunidos para esclarecermos quaisquer dúvidas existentes sobre o Intercâmbio. Vamos apresentar como será a rotina, vida e escola onde irão estudar. Nossa intenção é munir as famílias dos nossos alunos de todas as informações necessárias sobre o Programa", destaca Ivanilde Castro, diretora de Planejamento da Seduc.
Além de todas essas atividades, pais e alunos foram recebidos pelo governador do Estado, Wilson Martins, e pelo secretário de Estado da Educação e Cultura, Átila Lira, que fizeram questão de cumprimentar e parabenizar cada um dos alunos pelo empenho na busca por melhores oportunidades.
A recepção aos alunos intercambistas, que aconteceu no Salão Branco do Palácio de Karnak no início da tarde desta terça-feira (19), contou com as presenças dos pais dos alunos e autoridades que se fizeram presentes para desejar uma boa jornada a todos.
"Estamos aqui hoje para parabenizar, pessoalmente, pais e alunos. Estes meninos e meninas que estão aqui foram selecionados dentro de um universo de mil e quinhentos alunos. Todos tiveram médias excelentes nas avaliações de desempenho escolar e essa prova de esforço e dedicação merece ser reconhecida. Essa será uma nova etapa na vida de cada um", destacou o governador Wilson Martins.
Luiza Silva, aluna da Unidade Escolar Tertuliano Solon Brandão, de Pedro II, foi selecionada para ir aos Estados Unidos e conta que todo o esforço valeu a pena. "Assisti às aulas todos os dias e era meio cansativo às vezes, mas agora tudo vai ser compensado. Quero aproveitar muito esse período para me aperfeiçoar mais ainda no Inglês", diz a aluna.
"Esse programa tem uma característica de mudança, ele é revolucionário para a juventude que faz o ensino médio da nossa rede", disse o secretário da Educação, Átila Lira, chamando a atenção para o caráter inovador do Intercâmbio Educacional. "Aprender é uma viagem é um programa idealizado pelo próprio governador Wilson Martins, a partir das experiências e dificuldades que teve enquanto estudante, que busca estimular e preparar nossos alunos para uma segunda língua, tão importante nos dias de hoje para o crescimento profissional dos nossos jovens. Além disso, o intercâmbio dará oportunidade de estudantes dos rincões mais distantes do Piauí de conhecer outros lugares e outras culturas", enfatizou o secretário.
O governador falou aos alunos, dizendo que "vocês estão indo nessa viagem por um esforço do poder público e, principalmente, por um esforço dos pais de vocês, que acreditam nas suas capacidades e apoiam suas decisões. Vocês serão o orgulho, não só de suas famílias, mas o orgulho do Estado, por fazerem parte de um programa que inclui igualmente todos os alunos da Rede Pública Estadual. Esse programa é para aumentar o conhecimento, a qualidade do ensino oferecido no nosso Estado para que vocês tenham, cada vez mais, oportunidades no futuro".
O programa de Intercâmbio Educacional Aprender é uma viagem é uma iniciativa do Governo do Estado do Piauí por meio da Secretaria de Estado da Educação e Cultura (Seduc) que está dando grandes oportunidades de crescimento aos estudantes da rede pública estadual de ensino.
"Serão seis meses de estudo intensivo nas melhores instituições de ensino do mundo, uma chance única de ter um contato mais próximo com outras línguas e outras culturas. Temos certeza que uma experiência como essa nunca será esquecida. Aproveitem a oportunidade e orgulhem seus pais e seu Estado", finalizou Átila Lira.