Piaui em Pauta

-
-
A cerimônia de entrega do Prêmio será realizada com a presença do Secretário Áti

Seduc entrega Prêmio que valoriza a gestão de referência na educação básica

Publicada em 03 de Outubro de 2012 �s 17h23


 

“Esse prêmio veio fortalecer a gestão das escolas. Com o fortalecimento vem o a melhoria do ensino”. A frase é da diretora de Gestão e Inspeção Escolar da Secretaria Estadual de Educação e Cultura, professora Eudina Rocha, e se refere ao Prêmio Gestão Escolar 2012. A cerimônia de entrega do Prêmio será realizada com a presença do Secretário Átila Lira e acontece nesta quinta-feira (4), às 9h,  no Diferencial Buffet, localizado no bairro ilhotas.

Vencedoras

Na avaliação realizada em três dimensões, as escolas participantes foram examinadas quanto às áreas pedagógica, administrativa e financeira. A escola reconhecida como a de melhor gestão foi o Centro de Ensino Médio de Tempo Integral (Cemti) Desembargador Pedro Sá, localizado no município de Oeiras. Em segundo e terceiro lugar, respectivamente, ficaram a Unidade Escolar José Alves Bezerra, em Monsenhor Hipólito e o Cemti Didácio Silva em Teresina. A Seduc entregará uma quantia de R$ 5 mil reais para a vencedora, além de R$ 3 mil e R$ 2 mil para as segunda e terceira colocadas.

Intercâmbio

O Cemti Desembargador Pedro Sá irá representar Piauí na seletiva nacional do Prêmio, oportunidade em que receberá o Prêmio Destaque Nacional e R$ 6 mil reais em dinheiro. Também será contemplada com uma viagem de intercâmbio para os Estados Unidos, onde participará de vivências com aspectos comparativos entre o sistema educacional no Brasil e nos EUA, tendo a  oportunidade de dividir e trocar experiências exitosas sobre a gestão escolar em outro país.

“O Prêmio Gestão é um instrumento importantíssimo para a melhoria da gestão escolar nas diversas dimensões, pois é desenvolvido de forma participativa e democrática, possibilitando através da análise dos resultados educacionais, identificar  as ações exitosas e propor ações de gestão que contribuir para elevar a qualidade da gestão escolar, ofertando um ensino de qualidade nas escolas de educação básica pública” destacou a Coordenadora Estadual do Prêmio Gestão Escolar Maria do

Amparo Santana Menezes Ramalho.

Segundo a coordenação do Prêmio no Piauí, o Processo de autoavaliação possibilita a Melhoria da Gestão Escolar, elevando a qualidade do processo ensino aprendizagem, bem como os resultados educacionais na educação básica pública.

Como forma de incentivo à participação das escolas públicas piauienses, a Seduc  premiará as três Gerências Regionais de Educação – GREs que mais inscreveram escolas. O prêmio em dinheiro é no valor de R$ 6 mil. As Gerências que serão contempladas são a 14ª, de Bom Jesus, região sul do Estado, e a 19ª e 20ª, da região de Teresina, que alcançaram o mesmo número de inscritas. “A melhoria da educação é nossa prioridade e nosso foco é incentivar os que estão envolvidos neste processo. Estamos empenhando todos os esforços pela gestão participativa, democrática e de qualidade”, enfatizou o secretário, ao destacar que premiar alunos, escolas, professores e gestores faz parte do processo da valorização da educação. “Estamos no caminho certo, prova disso são os últimos dados do Ideb (Índice Nacional de Educação Básica) nas escolas públicas estaduais do Piauí”, frisou.

O Prêmio

O Prêmio Gestão Escolar, que fomenta a melhoria do sistema educacional, foi instituído pelo CONSED em l988 e no Piauí em 1999.  É considerado como um estímulo à melhoria da gestão escolar e ao sucesso da aprendizagem dos alunos. “É um prêmio que  busca valorizar e motivar as escolas públicas no desenvolvimento de uma gestão democrática e de qualidade”, avaliou a coordenadora amparo Ramalho. 

Esse projeto passou alguns anos sem ser realizado (de 2008 a 2010). Foi resgatado no Piauí em 2010 e voltou a ser realizado no ano passado. Segundo Eudina Rocha, o objetivo é melhorar a cada dia a gestão democrática e participativa “e o que observamos, em relação a 2011, é que houve um aumento no número de escolas inscritas”, constatou a diretora.

O Programa foi desenvolvido articulando os parceiros: Coordenação da SEDUC/PI, através da Unidade de Gestão e Inspeção Escolar-UGIE, Unidade de Ensino Aprendizagem- UNEA, Associação Piauiense dos Prefeitos Municipais-APPM, União dos Dirigentes Municipais-UNDIME, Universidade Estadual do Piauí – UESPI, Secretaria Municipal de Educação de Teresina-SEMEC-PI, Sindicato Trabalhadores em Educação – SINTE e Instituto de Educação Antonino Freire-ISEAF.  



» Siga-nos no Twitter

Tags:

Fonte: Governo do Estado �|� Publicado por:
Comente atrav�s do Facebook
Mat�rias Relacionadas
Publicidade FSA
Publicidade Assembléia Legislativa (ALEPI)
Publicidade FIEPI