Publicada em 22 de Maio de 2016 �s 09h25
O governador Wellington Dias e a secretária de Estado da Educação (Seduc), Rejane Dias, entregaram na última sexta-feira (20), à população do município de Coronel José Dias a reforma da U. E. Margarida da Silva Costa, única escola de ensino médio do município. A obra contou com investimentos na ordem R$ 1,2 milhões do Tesouro Estadual que foram destinados a construção e equipamentos da estrutura modelo FNDE.
A secretária Rejane Dias afirmou que o governo está priorizando a construção de escolas nos municípios onde não há prédios próprios para assim poder instalar os programas disponibilizados pela Seduc.
"Estou muito feliz por entregar uma escola moderna com investimentos na ordem de R$ 1,2 milhões. Com o novo prédio, a escola irá receber o Pronatec e a mediação tecnológica reforçando o ENEM. Com recursos do Banco Mundial estão sendo realizados planejamentos para a educação chegar a todos os municípios e, de forma efetiva, levar mais modalidades de ensino em um espaço adequado", destacou a secretária.
Ao fazer a entrega da obra, o governador disse que todas as reformas de unidades escolares realizadas em seu governo visam contribuir com o desenvolvimento do Estado.
"As autorizações destes serviços na área da educação são instrumentos de mudança. Um espaço de referência para a aprendizagem totalmente equipado que vai fazer diferença na rotina e qualificação dos alunos. O Piauí é um dos maiores estados que investem no ensino profissionalizante e com a garantia de parcerias pretendemos aumentar o acesso ao ensino técnico e superior", disse Wellington Dias.
Os alunos do Ensino Médio que antes estudavam no espaço cedido pelo município agora terão à disposição uma escola com seis salas de aula, biblioteca com videoteca, sala laboratório de informática, pátio, banheiros, cozinha e refeitório. Agora a escola entrará no processo de abertura do Plano de Ações Articuladas (PAR) para aquisição de quadra poliesportiva.
Natural de Coronel José Dias, a estudante Sabrina Sophia, de 16 anos, que toca na banda de fanfarra da escola há dois anos contou que já entrou no ensino médio decidida a ser engenheira civil.
"Queria ser engenheira para poder construir uma escola de ensino médio bonita e grande, pois na cidade até então não tinha. Esta escola é um espaço que necessitávamos iremos ficar mais perto de casa e isso facilita a nossa vida e nos motiva a estudar", relata Sabrina.
Reformas
Durante visita aos municípios da região de São Raimundo Nonato, a secretária Rejane Dias realizou a assinatura de ordem de serviços destinadas a recuperação estruturais das escolas.
Em São Raimundo Nonato foi autorizado o processo de licitação para instalação de subestação de energia e climatização da escola de tempo integral Ceti – Moderna.
Para o município de São Lourenço foi autorizado o processo licitatório para recuperação do teto da U.E. Malaquias Ribeiro Damasceno. Já para o município de Dirceu Arcoverde foi autorizada a reforma da escola e construção de uma quadra poliesportiva. "A equipe de engenharia da Seduc estará no município na próxima semana para realizar o levantamento e planejamento arquitetônico para as novas estruturas", finalizou Rejane Dias.