Publicada em 14 de Junho de 2016 �s 15h00
Democratizar a qualidade da informação ofertada pela escola pública, transformar a realidade da educação e garantir um futuro melhor para jovens que estão no Ensino Médio. Estas são algumas vantagens de se monitorar e avaliar os resultados no processo educacional. Por isso, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), em parceria com o Instituto Unibanco, está promovendo junto a gestores de escolas públicas da rede estadual o módulo Monitoramento e Avaliação de Resultados, que integra o cronograma do curso de Gestão Escolar para Resultado de Aprendizagem.
Durante todo dia os participantes do encontro estão tendo a oportunidade de discutir os elementos fundamentais para compreender o que é e qual a importância da etapa de Monitoramento e Avaliação do Circuito de Gestão. Ainda dentro da programação está previsto para ser abordado o tema, “ Papel do gestor” e por fim, irão falar da corresponsabilização pelos resultados de aprendizagem.
De acordo com Rosane Fonseca, gestora de Aprendizagem do Instituto Unibanco, essa etapa contempla o monitoramento de rotina e a realização da sistemática de monitoramento e avaliação de resultados que articula e corresponsabiliza diferentes instâncias de gestão (secretaria, regional e escola) em prol da melhoria da aprendizagem dos estudantes.
“Monitorar e avaliar resultados de execução do Plano de Ação permite que a escola o grupo gestor, não perca de vista a estratégia traçada para alcance de sua meta. Nosso objetivo nesse módulo é que o monitoramento e a avaliação sejam incluídos em uma cultura escolar que mantém o foco no que se pretende alcançar, verifica constantemente se está no caminho certo e adequar o que for possível para produzir o resultado esperado”, afirma Rosane Fonseca.
Para Karina Silva, diretora do Centro de Ensino Médio de Tempo Integral Polivalente Lima Rebelo, do município de Parnaíba, o encontro é de grande importância para o aperfeiçoamento profissional. “Vejo a formação de forma positiva. Amplia horizontes, norteia meu trabalho nos traz novidades capazes de me ajudar a melhorar. A formação nos leva a refletir sobre nossa prática educacional, sendo assim buscamos integrar conhecimento adquirido e replanejar nosso trabalho”, declara.
O evento prossegue até sexta-feira (17), e acontece em dois momentos, a primeira rodada está previsto para terminar amanhã 15, na qual participam profissionais da educação da 1ª, 3ª, 4ª, 7ª, 8ª, 9ª, 10ª e 16ª GREs. Já nos dias 16 e 17 de junho serão capacitados os educadores da 2ª, 5ª, 6ª, 18ª, 19ª, 20ª e 21ª GREs.
Jovem de Futuro O programa Jovem de Futuro utiliza o conceito de Gestão Escolar para Resultados (GEpR). O projeto apresenta para os gestores escolares estratégias e instrumentos que tornam seu trabalho mais eficiente, criativo e produtivo. Seus princípios orientam para um trabalho com foco nos resultados positivos de ensino e de aprendizagem. A principal maneira que o Jovem de Futuro propõe para efetivar a gestão focada em resultados na escola é a construção de um Plano de Ação, que é um importante instrumento para a materialização do planejamento participativo na escola. É por meio dele que a comunidade escolar traça o que é preciso fazer, de acordo com o seu diagnóstico, para alcançar os resultados esperados. O programa é realizado pela Seduc com apoio do Instituto Unibanco, que é uma das instituições responsáveis pelo investimento social privado do conglomerado Itaú Unibanco, que tem como foco de atuação contribuir com a melhoria da qualidade da educação pública brasileira.