Publicada em 13 de Maio de 2013 �s 13h51
O secretário do Desenvolvimento Econômico e Tecnológico (Sedet), Warton Santos, juntamente com sua comitiva, irá ao município do Buriti dos Montes (PI), a 260 quilômetros de Teresina, nessa quinta-feira (16). Vai ser apresentada à comitiva, o Projeto de Estruturação dos Arranjos Produtivos Locais (APLs) de Buriti dos Montes.
O projeto tem como finalidade, dotar a citada comunidade das condições necessárias para a exploração mineral de forma sustentada, por meio do cooperativismo. Na comunidade Santana foi criada a Cooperativa dos Garimpeiros de Buriti dos Montes (Cogeb), desde 2005. Hoje conta com 25 associados os quais serão capacitados, a fim de poderem comercializar a opala, o cristal de rocha e a ametista que são abundantes na região.
A ideia é realizar a a comercialização, não mais de maneira bruta, mas agregando valor por meio dos processos de lapidação, acabamento e design bem elaborados. Santana faz parte do Assentamento Pitombeira que conta com dois outros povoados, o São João e a própria Pitombeira. No caso do São João, existe ali a produção artesanal com a palha da carnaúba. Lá, eles produzem chapéus, centros de mesa, bolsas, tudo feito coletivamente.
Para o secretário Warton Santos, "é de extrema importância conhecer esse projeto de perto, pois vai beneficiar muito a comunidade para a lapidação, comercialização e recursos". “Este núcleo também será abrangido pelo projeto da APL, visto que as embalagens para as joias, produzidas pelos garimpeiros cooperativados, deverão ser manufaturados tendo como insumo básico a palha da carnaúba”, disse o coordenador do projeto, Benedito Azevedo.
Além dos representantes da Sedet, participarão também da comitiva o coordenador Nacional do Cetem, Francisco Vital. Temos como parceira a Prefeitura de Buriti dos Montes e a Cooperativa de Mineradores Local e Instituições a serem convidadas para o lançamento na sede do município, a Associação dos Moradores da Pitombeira, Câmara dos Vereadores, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Emater, Igrejas, Promotoria, delegacia de polícia, conselhos municipais.