Publicada em 09 de Outubro de 2014 �s 09h10
A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico (Sedet) vai promover mesa-redonda entre as instituições de ensino superior (IES) e empresários locais para debater sobre Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação: o desafio de unir a academia e setor produtivo. O debate será realizado na abertura da Semana de Ciência e Tecnologia, que ocorrerá nos dias 14 a 16 de outubro, no Parque Nova Potycabana.
Iniciativa pioneira, o debate vai mostrar que é possível a parceria IES e setor produtivo, uma vez que aquelas instituições podem apresentar soluções inovadoras para um mercado cada vez mais competitivo, afirma a secretária Patrícia Freitas. “O fomento à pesquisa traz resultados exitosos para as empresas e universidades. É uma aliança para promover o desenvolvimento, beneficiando os dois lados: academia e as empresas”, afirma, “sendo uma contribuição da Sedet para apontar caminhos e oportunidades para o financiamento de pesquisas, proporcionando o desenvolvimento sustentável”.
Foram convidados para a mesa-redonda os reitores das Universidades Federal e Estadual, prof. Dr. Arimateia Dantas e prof. Dr. Nouga Cardoso, respectivamente, do Instituto Federal do Piauí, prof. Dr. Paulo Henrique Gomes, e o diretor executivo do Grupo Claudino, Normando Claudino.
Além do debate, serão apresentadas amostras de pesquisas e estudos realizados no Piauí e que podem promover o desenvolvimento social, difundidos pelas instituições como Serviço de Apoio à Micro e Pequena Empresa (Sebrae), a Fundação de Amparo à Pesquisa (Fapepi), o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), a Universidade Federal do Piauí (UFPI), a Universidade Estadual do Piauí (Uespi), o Instituto Federal de Ensino do Piauí (IFPI) e instituições privadas.
A Semana terá ainda palestras, clínicas tecnológicas, oficinas, minicursos e bate-papos com os pesquisadores. O evento é gratuito e aberto ao público, com programação que inicia a partir das 17h, no Parque Nova Potycabana.
Mais informações: /