Publicada em 11 de Fevereiro de 2016 �s 10h03
A Secretaria de Estado da Cultura (Secult) realiza, nesta quinta-feira (12), a partir das 18h, no Clube dos Diários, uma audição com atores e cantores interessados em participar da encenação da Batalha do Jenipapo. Assim como nos anos anteriores, a montagem será apresentada no Monumento da Batalha do Jenipapo, em Campo Maior, no dia 13 de março, durante a solenidade que marca a luta do Piauí pela independência do Brasil.
O texto é de Bernardo Aurélio e a direção-geral é de Franklin Pires. O espetáculo será estilo musical, com participação do ator convidado Carlos Casagrande. Podem participar da seleção atores e cantores profissionais ou em formação.
“Não é necessário se inscrever com antecedência, visto que as inscrições serão realizadas no dia da audição. Só pedimos que o interessado chegue com antecedência no Clube dos Diários, onde irá preencher uma ficha e participar do processo seletivo”, explica a diretora da Unidade de Articulação Cultural da Secult, Bid Lima.
Histórico
A Batalha do Jenipapo ocorreu às margens do riacho de mesmo nome no dia 13 de março de 1823, a qual foi decisiva para a Independência do Brasil e consolidação do território nacional. Consistiu na luta de piauienses, maranhenses e cearenses contra as tropas do Major João José da Cunha Fidié, que era o comandante das tropas portuguesas, encarregadas de manter o Norte da ex-colônia fiel à Coroa Portuguesa.
Durante as comemorações e reflexões do dia 13 de março, o município de Campo Maior faz a entrega da Medalha do Mérito Heróis do Jenipapo e o governador do Piauí concede a Ordem do Mérito Renascença do Piauí.