Publicada em 08 de Abril de 2013 �s 17h25
O Secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí, Dalton Macambira, representou o governador Wilson Martins, em uma audiência pública realizada pela Câmara Municipal de Teresina nesta segunda-feira (8) para discutir os impactos ambientais e degradação dos rios que cortam a capital. O gestor falou sobre a visão do governo com relação aos rios e destacou que o problema de poluição no rio Poti tem duas soluções.
“A primeira delas diz respeito à ampliação do sistema de esgotamento sanitário de Teresina, que a Agespisa garante que vai fazer. A outra é com relação à fiscalização do despejo de dejetos nas galerias pluviais, de responsabilidade da prefeitura. É necessário coibir o lançamento clandestino e criminoso, tanto do esgoto domiciliar como industrial, nas galerias pluviais, que deveriam receber apenas a água das chuvas”, enfatiza.
Para o vereador Gilberto Paixão, que solicitou a realização da audiência, “o objetivo da mesma era propiciar uma discussão com a sociedade, órgãos governamentais e não governamentais e instituições políticas envolvidas nas questões ambientais, para juntos buscarmos formas de ações mais efetivas na preservação dos nossos rios. É preciso levarmos mais a sério estas discussões e promover o bem-estar social”, garante o vereador. E completa: “O saneamento básico de nossa cidade é precário e isso demanda do poder público e da sociedade como um todo ações de promoção da saúde e da vida”.