Publicada em 12 de Janeiro de 2015 �s 18h11
Flávio Nogueira elogiou a iniciativa e destacou que a ideia é trabalhar em conjunto com as mais diversas entidades para que o turismo piauiense dê um salto não apenas quantitativo, mas também qualitativo. “A iniciativa do encontro partiu dos membros do próprio grupo que queriam não apenas ouvir as nossas ideias para o turismo do Estado, mas também se colocar a disposição para contribuir conosco nesse desafio. O encontro foi muito proveitoso e trabalharemos as parcerias necessárias, inclusive na elaboração de um calendário turístico de eventos para o Piauí”, pontuou.
Luzardo Batista, um dos integrantes da Rede Pense Piauí Turismo, avaliou o encontro como proveitoso e destacou que a proposta foi apresentar uma pauta de sugestões para impulsionar o turismo piauiense. “Expusemos as principais prioridades que avaliamos para o turismo. Falamos também da necessidade de uma aproximação entre as gestões estadual e municipais para que fossem seguidos os projetos de Estado e não apenas de Governo”, destacou.
As propostas discutidas vão desde melhorias estruturais até a intensificação da divulgação do potencial turístico piauiense. Entre as prioridades, a retomada das obras do Centro de Convenções, bem como o estímulo a novos empreendimentos do mesmo tipo. O potencial turístico do Estado também foi exaltado, em particular nos setores de ecoturismo e arqueologia.
Nogueira destacou que também foi debatidas as principais carências do litoral piauiense, sobretudo no povoado de Barra Grande, que ganhou as atenções internacionais, mas ainda carece de infraestrutura. “Barra Grande é um local belíssimo, que atrai turistas de vários locais, mas ainda carece de estrutura como energia, internet, infraestrutura bancária, por exemplo, que acaba prejudicando o turista e até os comerciantes locais, já que muitos turistas querem fazer as transações bancárias com cartão de crédito e alguns locais não aceitam”, exemplifica.
A ideia também é elaborar o calendário turístico do Estado, focando em pelo menos três eventos anuais, onde as demais potencialidades turísticas do Piauí seriam ressaltadas. Entre as propostas está a de resgatar o Salão Internacional do Humor; o aperfeiçoamento do Festival de Inverno de Pedro II; o apoio irrestrito a eventos de grande porte e que trazem excelentes divisas para o Estado, como o Mundial de Kite de Barra Grande e o Piocerá.
Além dos integrantes da Rede Pense Piauí Turismo, o encontro contou com a presença do vereador Aluísio Sampaio.