Publicada em 02 de Dezembro de 2015 �s 17h44
O secretário de Estado do Planejamento, Antonio Neto, e a superintendente de Planejamento Estratégico da Seplan, Rejane Tavares, estiveram nesta quarta-feira (2), a convite do deputado Luciano Nunes, no Plenarinho da Assembleia Legislativa para apresentarem a proposta do Plano Plurianual 2016-2019.
Na oportunidade, o secretário destacou construção participativa do PPA 2016-2019, que envolveu a realização de plenárias em todos os onze territórios de desenvolvimento, com a participação de representantes da sociedade civil e poder público.
“O diferencial desse PPA é o foco na territorialidade. Na participação da sociedade”, destaca Antonio Neto. “Para fazermos o PPA, ouvimos mais de 1500 pessoas, não só a população comum, mas também lideres comunitários, presidentes de associações, vereadores, prefeitos, gestores, dirigentes, empresários. Você tem uma gama de opiniões, então você faz um plano voltado na realidade daquele território”, acrescenta ele.
Outro diferencial do PPA 2016-2019, é o seu alinhamento com o Plano Plurianual encaminhado pelo Governo Federal, o que facilitará a apresentação de emendas parlamentas.
Aos presentes, Antonio Neto apresentou as quatro diretrizes e as principais ações que o PPA aponta para os próximos quatro anos nas áreas de Infraestrutura/mobilidade, segurança hídrica, segurança pública, saúde, desenvolvimento econômico e rural, cultura, meio ambiente, turismo, política para as mulheres, política para jovens e educação.
“Nós estamos fazendo uma visão nova de planejamento territorial. Hoje, cada secretaria tem a sua regional. A nossa idéia é que não seja mais regional e sim territorial. Então todas as políticas públicas dos órgãos de gestão, os órgão de saúde, educação segurança, terão um trabalho territorializado. Isso otimiza recursos, unifica as ações e dá uma maior finalização para as ações”, explica Antonio Neto.
Após a explanação do secretário, os deputados fizeram questionamentos e algumas sugestões de ações para serem acrescidas ao PPA 2016-2019, dando ênfase a ações nas áreas da agricultura familiar, irrigação, energias renováveis e infraestrutura. Ficou acordado que o deputado Luciano Nunes marcará um novo encontro entre técnicos da Seplan e uma comissão de deputados para analisarem as propostas antes da votação final do Plano Plurianual, que deve ser votado até o dia 17 de dezembro.
PPA em números: