Publicada em 15 de Abril de 2016 �s 12h52
A Secretaria de Estado da Segurança Pública reuniu, nesta sexta-feira (15), representantes das policias Militar, Civil, Federal, Rodoviária Federal, Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal de Teresina e Samu. O objetivo é detalhar o plano tático de segurança da tocha olímpica, que passará, de 9 a 11 de junho, pelas cidades de Parnaíba, Piracuruca, Piripiri, Campo Maior, Altos e Teresina.
O secretário da Segurança em exercício, coronel Rubens Pereira, destacou que um dos pontos acertados é chamar os prefeitos dos municípios onde ocorrem solenidades para recebimento da tocha. Nesse caso, a montagem de estruturas deve ser feita previamente e vistoriada para evitar incidentes.
“A coordenação nacional exige que sejam expedidos laudos técnicos do Corpo de Bombeiros para que a tocha possa, por exemplo, ser levada a um palanque. Por isso, estamos acertando uma data para explicar aos prefeitos e definir como será feito esse trabalho. O Piauí está preparado para receber o símbolo máximo das Olimpíadas e trabalhando essa integração entre as forças de segurança estadual, municipal e federal para que a passagem da tocha pelo nosso estado seja tranquila”, afirmou o coronel Rubens Pereira.
A Polícia Rodoviária Federal fará o monitoramento da tocha durante todo percurso em solo brasileiro. O coordenador regional de segurança da chama olímpica, tenente-coronel da PM-PI, Francisco Felipe, explicou que, durante o período que estiver no estado, será montado um Centro Integrado de Comando e Controle.
“Cada instituição de segurança tem suas diretrizes. Por isso, vamos trabalhar em conjunto neste centro integrado para que o monitoramento e as ações sejam operacionalizadas com mais rapidez. O Piauí fará uma bela festa para receber o símbolo maior das Olimpíadas e cabe a nós garantir que, durante a permanência da tocha, tudo transcorra dentro da normalidade”, afirmou o coordenador regional.
O tenente-coronel Francisco Felipe disse ainda que foram realizados encontros técnicos nos municípios que receberam a tocha. Novas reuniões ainda estão programadas dentro do cronograma estabelecido pela coordenação nacional.