Publicada em 15 de Abril de 2013 �s 17h15
A família constitui-se em um espaço privilegiado de proteção e desenvolvimento individual, de integração e mediação entre o indivíduo e o mundo. Por isso, a Secretaria Estadual da Justiça acredita que é fundamental a preservação dos vínculos familiares das pessoas que estão privadas de liberdade.
Pensando nisso, a Sejus vem implementando com sucesso o Projeto Acolher com Cidadania, que desde 2012 tem trabalhado com orientações que facilitam a participação das famílias no processo de reconstrução da dignidade dos internos.
Para Eliana Alves Sobrinho, gerente de Humanização e Reintegração Social, o projeto possibilita aos familiares dos detentos o acesso a informações sobre temáticas que são vivenciadas dentro das unidades prisionais.
“O Acolher com Cidadania permite que os familiares dos internos recebam orientações sobre várias temáticas que tem como base a vivência durante o período de confinamento, e conforme as necessidades dos familiares. Além, de recordar a importância do vinculo familiar”, ressaltou.
Neste primeiro momento o projeto está sendo desenvolvido na Escola Penitenciária Francisco da Costa Filho e é direcionado aos familiares dos internos da Casa de Custódia José de Ribamar Leite.
Além das temáticas trabalhadas com os familiares, são desenvolvidas também momentos de dinâmicas e distribuição de lanches. Segundo José Ferreira de Sousa, familiar de detento da Casa de Custódia, a atitude da Sejus em realizar esse projeto é louvável. “A Secretaria da Justiça estar de parabéns pela iniciativa. Nos sentimos realmente acolhidos ao chegarmos aqui”, disse.