Publicada em 12 de Setembro de 2015 �s 09h15
As secretarias de Saúde e de Justiça e a diretoria do Hospital Psiquiátrico Areolino de Abreu se reuniram nesta sexta (11) para tratar sobre a questão dos medicamentos fornecidos para os pacientes do Hospital Penitenciário Valter Alencar.
Segundo o representante da Diretoria de Unidade da Assistência Farmacêutica (Duaf), André Igor, o órgão está providenciando solucionar o problema da aquisição de medicamentos e garante que até o final da próxima semana a situação esteja resolvida.
“A Duaf está viabilizando os medicamentos junto a outros hospitais do Estado e pela Fundação Municipal de Saúde de Teresina, de forma excepcional, enquanto buscamos sanar integralmente a questão”, explica André.
De acordo com o diretor do Hospital Areolino de Abreu e presidente da Associação Psiquiátrica do Piauí, Ralph Trajano, os medicamentos que tiveram baixa são os para tratar ansiedade e que causam dependência e a falta deles não é suficiente para causar um surto.
“As medicações mais importantes, como as de esquizofrênicos e bipolares, não faltam no sistema, pois são enviados pelo Hospital Areolino de Abreu, sempre que necessário, há mais de dois anos”, explica Ralph.
A coordenadora de Saúde Prisional da Secretaria de Justiça, Agatha Knitter, que participou da reunião, explica que a Procuradoria Geral do Estado (PGE) recomenda que a Secretária de Justiça não adquira qualquer tipo de medicação, ficando essa função a encargo da Secretaria de Saúde.
“A Secretaria de Justiça tem promovido todos os esforços para resolver qualquer pendência em suas unidades, como a contratação de mais profissionais, reformas estruturais e a aquisição de instrumentos mais modernos para melhorar o serviço”, destaca.
Em junho, a Secretaria de Saúde renovou o Termo de Cooperação de Repasse de Medicamentos com a Secretaria de Justiça para ampliar o fornecimento de medicamentos às unidades prisionais e para adesão dos municípios à Política Nacional de Atenção Integral à Saúde das Pessoas Privadas de Liberdade no Sistema Prisional (PNAISP).