Publicada em 28 de Janeiro de 2015 �s 12h29
A secretária interina da Segurança, Eugênia Villa, esteve reunida com a deputada estadual Elza Bucar, na manhã desta quarta-feira (28). Na pauta, a preocupação da parlamentar com a segurança em seu município, Floriano.
“A Delegacia da Mulher não tem estrutura. Vemos ainda que o consumo de drogas aumenta no município, principalmente pela proximidade com o Maranhão”, explicou a parlamentar, que também pediu apoio para a reativação do Conselho Municipal de Entorpecentes (Comem).
Eugênia Villa informou que uma equipe da SSP/PI, comandada pelo delegado João Marcelo, esteve, semana passada, em Floriano com a finalidade de planejar a Operação Carnaval. A secretária disse ainda que o governador Wellington Dias e o futuro secretário da Segurança, Fábio Abreu, querem descentralizar ações para fortalecer o combate à criminalidade principalmente no interior do Estado.
“A vice-governadora Margarete Coelho está empenhada em fazer gestão para liberação de quase R$3 milhões para equipar as três Delegacias da Mulher na capital e seis no interior, mas estavam travados desde maio de 2014. Para Brasília, o Piauí é considerado um dos Estados menos violentos. Estamos mudando este pensamento para que possamos receber mais apoio e recursos”, explicou.
A secretária disse ainda que, as operações para combate ao tráfico de drogas, prostituição infantil e desarmamento aconteceram com base no mapeamento que está sendo realizado pela Secretaria da Segurança. O delegado João Marcelo explicou que, em visita ao município, percebeu o apoio da sociedade para reduzir a criminalidade.
“Neste primeiro momento estamos focados na Operação Carnaval. O bom é que já existe no município o monitoramento por câmeras e as forças policiais estão integradas. Neste primeiro contato percebemos que homicídios em Floriano estão abaixo da média, o que mostra ser uma cidade pacífica. Por outro lado, os furtos acontecem em proporção três vezes maior que os roubos. O uso de entorpecentes, também, é preocupante. Essas informações fazem parte do nosso planejamento estratégico”, afirmou o diretor do Núcleo de Estatística e Análise Criminal da SSP.