Publicada em 22 de Outubro de 2015 �s 09h25
O diretor da Unidade de Administração Penitenciária da Secretaria da Justiça do Piauí, Fagner Martins, esteve em Brasília, na última semana, e participou do 1º Encontro Nacional de Corregedorias do Sistema Penitenciário. O evento reuniu representantes de Corregedorias dos sistemas penitenciários federais e de 22 estados.
O evento, promovido pelo Departamento Penitenciário Nacional do Ministério da Justiça (Depen), é grande importância para o Estado, tendo em vista que o Piauí ainda não possui legislação instituindo a Corregedoria na estrutura da Secretaria da Justiça. Segundo Fagner Martins, há um Projeto de Lei em tramitação na Assembleia Legislativa do Piauí que institui a Corregedoria do Sistema Penitenciário Piauiense.
“Trocar experiências com os demais estados que já têm a expertise com procedimentos correcionais e debater estratégias normativas gerais nacionais para o segmento, com certeza, nos proporciona mais subsídios para que construamos uma Corregedoria forte e com autonomia no âmbito da Secretaria da Justiça do Piauí, para desempenhar o seu papel com qualidade, desde sua concepção", explica Fagner.
O Encontro de Corregedorias promoveu debates sobre modelos de controle interno para o sistema penitenciário, levantando problemas comuns e a possibilidade de uniformização de condutas no que tange ao trabalho de controle interno e à fiscalização da conduta dos servidores do sistema prisional.