Publicada em 09 de Junho de 2016 �s 09h49
O secretário interino da Justiça, Carlos Edilson Sousa, destacou, em reunião com equipe de colaboradores do órgão, nesta quinta-feira (9), um resumo das conquistas trabalhistas alcançadas pelo Governo do Estado para os agentes penitenciários de 2015 para cá, parte delas vindas de reivindicações da própria categoria.
Dentre as melhorias, o secretário destaca o reajuste em 25% no subsídio, aumento em 150% no auxílio-alimentação, promoção de carreira de 266 agentes, implantação do adicional de insalubridade e autorização para realização do concurso público.
Em março, o governador Wellington Dias encaminhou à Assembleia Legislativa do Piauí dois projetos de lei, um abrindo 250 vagas para agentes de classe especial; e o outro regularizando o Comando de Operações Prisionais e instituindo a gratificação por chefia de plantão no valor de R$ 850.
"Sem dúvida, avançamos no respeito à classe e na atenção a suas reivindicações. Continuaremos construindo uma pauta proativa, procurando atender à categoria e respeitando, ao mesmo tempo, a capacidade de investimento do Estado", explica Carlos Edilson Sousa.
Outras medidas implementadas foram a atualização da remuneração dos agentes de Parnaíba e o enquadramento de 71 servidores. A Secretaria da Justiça destaca, também, o investimento em equipamentos de segurança e cursos.
"Entregamos novas armas e munição não letal e estamos adquirindo mais desses e outros equipamentos de segurança para os agentes, como coletes e capacetes. Acredito que avançamos, consideravelmente, do último ano para cá e continuaremos mantendo esse ritmo de trabalho", pontua o gestor.
Novas unidades prisionais
A Secretaria da Justiça do Estado informou que está concluindo a obra de nova penitenciária em Campo Maior, que terá entre 140 e 160 vagas e está prevista para ser entregue até o fim deste ano. Outra obra que será iniciada é a Cadeia Pública de Altos, que abrirá mais 600 vagas no sistema.
Além disso, também está sendo construída a Central de Triagem de Teresina, obra anexa à Casa de Custódia e que terá 160 vagas, quando finalizada. A Secretaria da Justiça também estuda a construção de um novo presídio no município de Parnaíba.