Publicada em 07 de Abril de 2015 �s 11h49
A Secretaria de Estado da Administração (Sead) começou a desenvolver, nesta terça-feira (7), o Programa de Preparação para Aposentadoria (PPA). A ação visa acolher os servidores do órgão que estão prestes a se aposentar no intuito de minimizar os impactos negativos que possam surgir com o final da carreira, como ansiedade, depressão e outras patologias.
Instituído pela Assembleia Legislativa, em 2002, o PPA consiste na promoção de curso para o servidor público estadual que esteja faltando dois anos para completar o período de se aposentar. Na Sead, o programa está sendo coordenado pela Escola de Governo.
Segundo a psicóloga Joseane Sales, mais de 50 servidores da Secretaria da Administração participam do PPA, como Julieta Costa, que têm 30 anos de serviço público. Ela admite que o curso é uma oportunidade para se preparar psicologicamente antes de deixar o trabalho e sem que haja uma ruptura abrupta. “Inclusive, já tenho vários planos para realizar depois da aposentadoria. Um deles é curtir bastante a vida e a família”, adianta.
De acordo com a metodologia do Programa de Preparação para a Aposentadoria, os servidores dispõem de atendimento psicológico individual, interagem por meio de técnicas e dinâmicas, assistem filmes e recebem orientações, através de palestras e atividades. Joseane Sales disse que a meta é reunir esse grupo duas vezes por mês, na Sala de Elevação da Sead.
Para o secretário Franzé Silva, o PPA também vai avaliar os efeitos na saúde integral dos participantes, mostrando a importância do esporte e do lazer como forma de recuperar o sentido lúdico da vida. “Além disso, o curso vai mapear outras habilidades e aptidões de cada servidor que muito contribuiu para o desenvolvimento do Estado a fim de poder exercer outra vocação após a aposentadoria, caso queira”, pontuou.