A Secretaria do Desenvolvimento Rural (SDR) pretende beneficiar neste ano 1.400 famílias, através das linhas de Consolidação da Agricultura Familiar (CAF) e do Combate à Pobreza Rural (CPR), dentro do Crédito Fundiário (CF).
O CF já alcançou 18.000 famílias em 157 municípios do Piauí, que além de moradia, abastecimento d’água, energia elétrica e aquisição de alimentos são contempladas com uma linha de crédito produtivo que fortalece a geração de emprego e renda. Dentre os itens produzidos, destaca-se a fabricação de cajuína, pimenta malagueta, farinha, piscicultura, caprinocultura, o que incrementa a renda dos beneficiados.
“A meta é investir este ano cerca de R$ 75 mil na CAF e CPR em diversos municípios, inclusive adquirindo 200 imóveis, contratando 30 assentamentos e aumentando o número de famílias beneficiadas com o programa”, declara James Alves, diretor do Crédito Fundiário do CPR.
Seis assentamentos estão previstos para serem inaugurados em janeiro nos municípios de Colônia do Piauí, Flores do Piauí, Itaueira, Paquetá, Sigefredo Pacheco e Joaquim Pires, alcançando 169 famílias desses municípios.