Publicada em 09 de Junho de 2016 �s 19h05
A Secretaria do Desenvolvimento Rural (SDR), realizou nesta quinta-feira (9), no auditório do Sebrae, uma reunião com representantes da empresa Projeto Pacu, Sebrae, Intituições bancárias e órgãos públicos, para discutir o Plano de Desenvolvimento da Cadeia Produtiva de Piscicultura no estado.
O objetivo da reunião foi de apresentação do resultado do trabalho de consultoria realizado na primeira fase do projeto, que envolve diagnóstico e macrozoneamaento. Segundo o coordenador da piscicultura da SDR, Luciano Sousa, a iniciativa inclui a avaliação da dimensão e a projeção da empresa que pretende implantar um complexo de piscicultura no estado, composto de uma fábrica de ração, laboratório de produção de alevinos, engorda de peixes e frigorífico.
O diretor do Projeto Pacu Aquicultura, Marco Rotta, afirmou que este é só um aspecto de um movimento que já vem acontecendo há muitos anos no estado por quem já trabalha no setor. “Após a visita do governador Wellington Dias ao Acre, quando ele conheceu a experiência, esse movimento foi fortalecido e pode ser bem sucedido no Piauí que é um estado bastante promissor, para aquicultura. Diante disso, sabemos que esta iniciativa agora é muito mais de infraestrutura, precisamos de capital, de apoio dos antigos e novos parceiros e, agora, da câmara setorial”, adiantou.
Segundo o secretário estadual de Desenvolvimento Rural, Francisco Limma, o andamento do projeto, de iniciativa do governador Wellington Dias, configura a importância da piscicultura no Piauí. "O nosso Estado se destaca como produtor, mas que precisa resolver a questão da produção e comercialização. Daí a importância de ter uma estrutura de processamento melhor. Precisamos procurar a articulação dos diversos segmentos da cadeia produtiva, resolver alguns gargalos. É isso que vai resultar no plano estadual de pisciculura, como ação focada para o licenciamento ambiental que precisa de adequação na legislação”, esclareceu.