Publicada em 18 de Abril de 2015 �s 20h27
Um em cada três brasileiros é hipertenso, segundo a Sociedade Brasileira de Hipertensos (SBH). Diante dessa estatística e, em alusão ao Dia Nacional de Combate e Prevenção à Hipertensão Arterial, a Secretaria de Estado da Saúde realizou neste sábado, 18, uma ação que reuniu cerca de 100 pessoas, no Sindicato dos Médicos do Piauí (SIMEPI).
Em parceria com a Associação de Diabéticos do Piauí (Adip) e a Sociedade Brasileira de Cardiologia, seção Piauí, o evento objetiva conscientizar a população dos cuidados com a saúde, principalmente aqueles que além de hipertensos também são diabéticos.
Para Valdite Costa, coordenadora Estadual de Atenção à Saúde do Adulto e do Idoso, o "nosso objetivo é criar estratégias para sensibilizar a sociedade para que elas sejam co-autores da sua saúde, mantendo uma boa qualidade de vida", frisou. As graves consequências da pressão alta podem ser evitadas, desde que os hipertensos conheçam sua condição e mantenham-se em tratamento.
Aberto ao público, durante o evento foi realizado um bate-papo com o cardiologista José Carlos Formiga que abordou temas como os cuidados com a saúde e prevenção da doença.
O Governo do Piauí realiza ainda, no dia 27 de abril, a partir das 8h, atividades voltadas à temática, no pátio da Secretaria de Estado da Saúde.