Publicada em 18 de Junho de 2015 �s 15h57
A Secretaria de Estado da Saúde do Piauí realizará eventos alusivos ao Dia Estadual de Luta dos Portadores de Doença Celíaca, a ser comemorado no dia 19 de junho, como forma de divulgar informações sobre este transtorno.
Com os eventos, a Saúde pretende divulgar informações sobre a doença que ainda é de difícil diagnóstico, motivado justamente por falta de informações. “A doença celíaca, caracteriza-se pela intolerância permanente ao glúten em pessoas geneticamente predispostas. Afeta o intestino delgado interferindo diretamente na absorção de nutrientes essenciais ao organismo como carboidratos, gorduras, proteínas, vitaminas, sais minerais e água”, explica Consolação Nascimento, coordenadora da Coordenação da Criança e Adolescente da Secretaria.
A doença celíaca que afeta em torno de dois milhões de pessoas no Brasil; no Piauí não existe estatística oficiais sobre a doença. “É esse mapeamento oficial de celíacos que nós da Secretaria de Saúde queremos fazer para nos orientar em desenvolvimento e execução de políticas públicas que melhorem a vida dessas pessoas”, disse a coordenadora.
Este é o primeiro ano que o Governo do Estado une parceiros em torno de ações no sentido de mobilizar a sociedade para conhecer e discutir a doença celíaca, facilitando, assim, o diagnostico.
Segundo a advogada Clea Mara Coutinho, representante do Grupo de Celíacos do Piauí, esse momento é um marco na vida de quem sofre com a doença. “Desde que a Lei foi criada, vimos tentando colocar na pauta de ações do Governo do Estado essa mobilização em prol da divulgação de tudo que cerca os portadores da doença celíaca. É um grande avanço na nossa luta”, declara Clea Coutinho.
Tendo como público alvo todos os seguimentos da população, as equipes da Secretaria Estadual de Saúde, da Fundação Municipal de Saúde, Secretaria Municipal do Trabalho, Cidadania e de Assistência Social (Semtcas), Grupo de Celíacos de Teresina e Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea) e Faculdade Uninovafapi farão distribuição de informativos, exposição de alimentos sem glúten por lojas especializadas e degustação de alimentos sem glúten.
Confira a programação
19 de junho (sexta-feira)
MANHÃ Local: Restaurante Popular do Mercado Central de Teresina Horário: a partir das 11:00h
NOITE Local: Nova Potycabana Horário: a partir das 18:00h