Publicada em 15 de Abril de 2015 �s 15h22
Mudanças de hábito são capazes de promover a saúde com mais qualidade de vida, reduzindo a obesidade, hipertensão, diabetes e outras doenças. Por conta disso, a Secretaria de Estado da Saúde realiza ações voltadas para o Dia Nacional de Prevenção e Combate da Hipertensão Arterial, no dia 27 de abril, no pátio da Secretaria.
No Piauí, 21,1% da população adulta têm hipertensão arterial. Os homens são os mais afetados, apresentando 21,9%. Já nas mulheres é de 20,4%. Segundo os dados referentes a 2013, divulgado pela Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel).
“Quase 300 mil pessoas, no Brasil, morrem de doenças cardiovasculares. Mais da metade delas decorre da pressão alta. Com isso, a Campanha Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão tem como objetivo conscientização do controle e tratamento da Hipertensão. As graves consequências da pressão alta podem ser evitadas, desde que os hipertensos conheçam sua condição e mantenham-se em tratamento”, frisou Valdite Costa, coordenadora de Atenção à Saúde do Adulto e do Idoso.
Aberto ao público, o evento terá um bate-papo com o cardiologista José Carlos Formiga, que abordará os cuidados com a saúde e prevenção da doença. Além disso, serão realizadas atividades como avaliação e orientação alimentar, verificação de pressão arterial e atividades corporais.
Incluindo as ações de combate à hipertensão arterial, também serão realizadas, pela Associação dos Diabéticos do Piauí (Adip), em parceria com a Secretaria da Saúde, no dia 18 de abril, palestras sobre a temática, a partir das 14h30, no Sindicato dos Médicos (Simepi).
O Governo do Piauí também convida aos municípios a realizarem, no dia 26 de abril, atividades em alusão ao Dia Nacional de Prevenção e Combate da Hipertensão Arterial.