Publicada em 30 de Março de 2015 �s 13h41
A Secretaria de Estado da Saúde, em parceria com a Prefeitura de Altos, implanta o Centro de Parto Normal (CPN) naquele município, uma das ações estratégicas da Rede Cegonha, programa do Governo Federal voltado para o cuidado à mulher durante a gravidez, o parto e pós-parto, assim como ao recém-nascido. O Centro de Parto Normal será implantado no Hospital Municipal Instituto de Saúde José Gil Barbosa.
Para isso, a Secretaria adequou o projeto do hospital às necessidades do CPN. Lá, serão instaladas salas de parto normal, pré-parto, pós-parto, enfermarias, leitos de recém-nascido normal e patológicos. O hospital já passa por reforma e ampliação.
“A melhoria no projeto visa à adequação da ambiência, promovendo o desenvolvimento dos mecanismos fisiológicos para o parto e nascimento, acolhimento às gestantes e a condução da assistência no pré-parto, parto e pós-parto que garantam os direitos da mulher e da criança”, colocou a superintendente de Atenção Integral à Saúde, Cristiane Moura Fé.
Para implantação do CPN foi realizado ainda um diagnóstico populacional e levantamento da necessidade de equipamentos mobiliários hospitalares. O funcionamento da unidade se dará com a contrapartida do Estado, que entra com equipamentos e suporte técnico de gestão.