Publicada em 17 de Dezembro de 2015 �s 15h09
A Secretaria de Estado da Saúde vem desenvolvendo ações de estruturação da saúde no interior, dentre elas está o fortalecimento da Rede Cegonha, programa que melhora o acesso e qualifica o atendimento na assistência ao parto e à gravidez de alto risco. Em audiência realizada nesta quarta-feira (16), no Ministério Público, o secretário Francisco Costa reafirmou o compromisso em garantir incentivos na melhoria de assistência à mulher e apresentou o Plano Estadual da Obstetrícia, com propostas específicas para os municípios do território Entre Rios.
“O caminho é fortalecer a rede das cidades do entorno de Teresina, como Altos, União, Água Branca, Demerval Lobão e José de Freitas. Na próxima segunda-feira (21), teremos a primeira reunião para que possamos construir e consolidar uma estratégia pra evitar que esse fluxo muito grande venha para Teresina, principalmente para a Evangelina Rosa”, disse o secretário.
Para tanto, a Secretaria irá, junto aos municípios e entes envolvidos, construir um plano situacional e particularizar a necessidade de cada município “para definir aonde realmente vão ficar esses pontos de atenção, observar o que precisa na parte de equipamentos, melhoria de infraestrutura e no que o Estado vai poder contribuir em cofinanciamento para garantir a funcionalidade melhor dessas unidades hospitalares”, explicou Costa.
Estruturação da Rede No Hospital Regional Tibério Nunes, em Floriano, por exemplo, estão em fase de conclusão as obras de construção de dez leitos da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal e mais dez leitos da Unidade de Cuidados Intermediários (UCI), também neonatal. E mais obras estão autorizadas para o município, que vai ganhar o Centro de Parto Normal e a Casa da Gestante, de especial atenção à mulher.
No município de São Raimundo Nonato, o Hospital Regional Senador José Cândido Ferraz está sendo contemplado com a ampliação do Centro de Parto Normal e a construção da Unidade de Cuidado Intermediário Neonatal Convencional (UCINCo). O Hospital Regional Chagas Rodrigues, em Piripiri também receberá uma UCINCo e a ampliação do Centro de Parto Normal.
Em Parnaíba, o Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (HEDA) receberá 10 leitos na Unidade Neonatal (UTIN), UTI e UCI neonatal, além da ampliação da Casa da Gestante. A autorização para ampliação do Centro de Parto Normal, anexo ao HEDA, foi assinada no último sábado (12) pelo secretario Francisco Costa. “O Centro é mais uma ação do Governo do Estado que está ampliando as ações em saúde para toda a região. No Centro, vamos ter as condições, através da Rede Cegonha, estimular o parto normal humanizado no momento tão importante para as mulheres”, enfatiza.
Para Teresina, a Secretaria finaliza os preparativos para a construção de uma nova maternidade, obra que terá um investimento de, aproximadamente, R$51,5 milhões. Paralelo às ações citadas, a Secretaria fortalece também a rede de atenção básica com obras em Teresina e outros 15 municípios do Estado, com recursos no valor de R$ 34,73 milhões.