Publicada em 06 de Junho de 2013 �s 09h39
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), através da 12ª Regional de Saúde de São Raimundo Nonato, participou, no período de 29 de maio a 2 de junho, do 12º Congresso Brasileiro de Medicina de Família e Comunidade, realizado na cidade de Belém, Pará. Na ocasião, foi apresentado um trabalho de vigilância da qualidade da água para consumo humano no município piauiense.
O trabalho relata o monitoramento de amostras de água consumidas pela população do município de São Raimundo Nonato, oriunda de duas fontes de abastecimento: a adutora da barragem do Garrincho e adutora do poço Serra Branca. Esta última com constatação de relevante presença de ferro, metal pesado de risco para a ocorrência de doenças renais na população.
Apresentado pela coordenadora da 12ª Regional de Saúde, Samara Maria, o trabalho é de autoria dos colaboradores Antonio Vieira de Sá Júnior e Inácio Pereira Lima, ambos da Coordenação de Vigilância em Saúde Ambiental da Sesapi; Jonas Moura de Araújo, professor da UFPI, além da coordenadora da regional.
“O título do trabalho é água, saúde e qualidade de vida na comunidade. Despertou a atenção dos congressistas, sendo motivo de grande visitação e questionamento pelos presentes, dado à relevância do tema para a vigilância em saúde daquela população”, afirma a Samara Maria.
De acordo com a coordenadora, o trabalho é apenas um prenúncio de ações que se tornam necessárias, a fim de se avaliar se o teor de ferro constatado na água consumida por aquela população vem afetando sua saúde. “Temos que adotar medidas de intervenção para o problema por parte da gestão, áreas técnicas e instituições envolvidas”, finaliza.