Publicada em 04 de Fevereiro de 2014 �s 12h41
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) apresentou, no fim da tarde dessa segunda-feira (3), o andamento de suas 57 ações ao governador Wilson Martins e toda a equipe de gestão do Governo do Estado. A reunião de monitoramento de metas, realizada durante os últimos anos, mês a mês, ocorreu no Palácio de Karnak, com a presença do secretário Ernani Maia e parte da equipe técnica da Sesapi. Das 57 ações, 25 são de obras e estruturas, 24 da área de saneamento básico e melhoria da saúde pública das áreas rurais e oito dizem respeito à gestão. Ao todo, pouco mais de R$226 milhões estão sendo investidos pelo Estado em todas essas ações.
A apresentação foi iniciada mostrando o andamento das obras do Centro de Referência Feminino em Atendimento de Álcool e Drogas, cuja conclusão está prevista para o fim deste mês. O Centro funcionará no extinto CSU do Bairro Buenos Aires, zona Norte de Teresina, e terá capacidade para atender até 60 mulheres, que permanecerão em acolhimento e atendimento por até nove meses. “Teremos uma equipe multiprofissional de prontidão para garantir o melhor atendimento às usuárias. Esse será o primeiro espaço totalmente dedicado à mulher dependente do álcool e/ou das drogas”, pontuou o secretário de Saúde, Ernani Maia.
Outras duas ações estão em andamento: a abertura de um CAPS AD III 24 horas e do novo CAPSi, que terá uma nova estrutura para garantir o melhor atendimento à criança e o adolescente. Ainda sobre as ações estruturantes, a reforma do prédio-sede da Sesapi, localizado no Centro Administrativo, está em sua fase final de execução. Segundo o secretário, as obras devem acabar no fim deste mês e a reinauguração está prevista para a segunda semana de março.
A Nova Maternidade de Teresina e o novo Hospital Regional de Picos estão em processo licitatório em andamento. A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Oeiras e de São Raimundo Nonato está concluída; a UPA de Floriano em processo licitatório; a UPA de Uruçuí com 40% de execução e a de Bom Jesus com 60% de execução das obras.
Sobre as Unidades Básicas Avançadas de Saúde (Ubas), Curralinhos, Campo Largo, Assunção do Piauí, Campo Grande do Piauí estão com obras concluídas e aguardando instalação de equipamentos. Pau D’Arco, Boqueirão do Piauí, Marcolândia, Caldeirão do Piauí, Massapê e Pedro Laurentino estão com obras da Ubas em execução.
Os municípios de Antônio Almeida, Vila Nova do Piauí, Pio IX, Santa Rosa do Piauí, Nazária, Caldeirão Grande, Amarante, Santa Filomena, Picos, Piripiri, Sebastião Barros, Olho D’Água, Santo Inácio do Piauí, Monte Alegre do Piauí e Patos do Piauí também estão sendo beneficiados com obras estruturantes na área de saneamento básico e saúde pública.
Na área de gestão, a Sesapi mostrou que está em fase conclusiva à contratação de uma empresa que fará o gerenciamento de resíduos de serviços de saúde da rede pública estadual, que fará a coleta, o transbordo, o transporte, o tratamento e a destinação final do lixo hospitalar das unidades de saúde estaduais localizadas em Teresina.
Entre outras importantes ações, está previsto para a segunda quinzena deste mês o início da realização de cirurgias bariátricas no Hospital Getúlio Vargas, cuja estrutura já está pronta, com enfermarias e materiais assegurados. “Estamos fazendo alguns ajustes importantes para o início desse novo serviço”, finalizou Ernani Maia.