Publicada em 31 de Outubro de 2015 �s 17h12
A Secretaria de Estado da Assistência Social e Cidadania (Sasc) realizou, neste sábado (31), no Centro Educacional de Internação Provisória (Ceip), em Teresina, mais um torneio de futsal envolvendo os menores internos da casa, os servidores e jovens evangélicos, da Igreja Universal do Reino de Deus.
Esse tipo de torneio é realizado no Ceip a cada 15 dias. O objetivo é diminuir a ociosidade dos internos e contribuir para ressocialização deles. Além do futsal, os menores internos do Centro praticam rotineiramente outras atividades esportivas, cultivam uma horta e fabricam diversos produtos artesanais.
O secretário da Sasc, Henrique Rebêlo, visitou as dependências do local, conversando com servidores e prestigiando o torneio. “Essas atividades esportivas são algumas das ações que implementamos aqui para começar a ressocializar esses adolescentes. Pretendemos intensificar ainda mais as visitas ao Ceip, ao Centro Educacional Masculino (CEM) e Centro Educacional Feminino (CEF)”, lembrou o secretário.
O Ceip
O Centro Educacional de Internação Provisória (Ceip) é uma das sete casas do Piauí que recebem adolescentes em conflito com a lei. Todas são mantidas pela Sasc. O Centro conta, atualmente, com 45 adolescentes internos e 115 profissionais das mais diversas áreas como socioeducadores, psicólogos, assistentes sociais, pedagogos, professores, técnico em enfermagem, entre outros.
A estrutura do Ceip atende as determinações do Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase). No Centro, os internos ficam abrigados por até 45 dias, que é o prazo para que a Justiça julgue os casos que eles foram envolvidos e defina pela liberação ou condenação deles. Se forem condenados, eles seguem para o Centro Educacional Masculino (CEM).
O local tem 22 mil metros quadrados de área e conta com setor administrativo, espaço ecumênico, setor pedagógico, oficinas, auditório com capacidade para 60 lugares, quadra poliesportiva, lavanderia e refeitório. Toda a área construída está de acordo com as regras de acessibilidade.