Publicada em 10 de Julho de 2015 �s 11h52
A Secretaria de Estado da Assistência Social e Cidadania (Sasc) participa, nesta sexta-feira (10), em Salvador - BA, do Fórum Nacional de Dirigentes Governamentais de Entidades Executoras da Política de Promoção e Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (Fonacriad). A Secretaria está sendo representada pelo diretor da Unidade Socioeducativa, Anderlly Lopes, e pelo gerente de Internação da Sasc, Francisco Herberth.
O evento tem como objetivo qualificar o atendimento socioeducativo e enriquecer os debates sobre a maioridade penal. Durante o Fórum, os gestores que atuam nesse tipo de atendimento em todo o País estão discutindo também o fortalecimento das ações voltadas para a defesa dos direitos humanos dos jovens, que são atendidos pelo sistema socioeducativo nacional.
Além de técnicos que trabalham com medidas socioeducativas de todo o Brasil, participam também do evento representantes do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda); da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi); do Ministério Público; da Defensoria Pública do Estado da Bahia, além de representantes do movimento social organizado, a exemplo do Conselho de Entidades Negras (CEN).
Também está confirmada a presença da secretária Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, Angélica Goulart, do titular da SJDHDS, Geraldo Reis, da diretora-geral da Fundac, Regina Affonso de Carvalho, e do criminologista e professor da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), Ricardo Cappi. O Fórum começou na quinta-feira (9) e segue até o fim da tarde desta sexta-feira (10).
De acordo com a gerente de Atendimento Socioeducativo da Fundação da Criança e do Adolescente do Estado da Bahia (Fundac), Marília Dantas, que é responsável pela organização do evento, "o Fonacriad foi planejado para ser um marco no desenvolvimento de políticas públicas e na troca de experiência entre os gestores de todo o País".
“Os nossos técnicos precisam estar sempre participando desses fóruns para que os mesmos, assim como o restante da nossa Secretaria, esteja cada vez mais atualizados. Sabemos que é preciso trabalharmos em conjunto, trocarmos experiências para que possamos construir uma sociedade inclusiva, ainda mais palpável”, frisou o secretário estadual da Assistência Social e Cidadania, Henrique Rebêlo.
“O aprendizado em um evento desta magnitude é imenso e estar representando a nossa Secretaria é um prazer ainda maior. Aqui, a gente está tendo a certeza de que o Piauí está entre os estados com o menor número de adolescentes dentro de unidades socioeducativas. Mesmo com problemas, estamos entre os estados com menos problemas envolvendo menores, e inclusive estamos sendo muito elogiado aqui”, agradeceu o diretor da Unidade Socioeducativo da Sasc, Anderlly Lopes.