Publicada em 19 de Setembro de 2013 �s 16h12
A Secretaria da Assistência Social e Cidadania (Sasc), por meio da Diretoria de Segurança Alimentar e Nutricional (Dusan), participou na tarde de quarta-feira (18) do I Congresso Piauiense de Primeiras-Damas e Prefeitas.
O evento aconteceu no auditório da Associação Piauiense de Prefeitos Municipais (APPM) e teve como palestrantes: a diretora de Segurança Alimentar e Nutricional da Sasc, Rosângela Souza; o secretário da Secretaria para Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid), Helder Jacobina; a secretária estadual do trabalho e empreendedorismo (Setre), Larissa Maia; a coordenadora da Coordenadoria de Enfrentamento às Drogas, Zita Vilar; a conselheira do Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE), Lilian Martins; representantes da Prefeitura Municipal de Esperantina e do Sebrae.
Rosângela Sousa ministrou palestra sobre Economia Solidária e os Municípios e explanou sobre o conceito do projeto Economia Solidária e falou como as primeiras-damas e prefeitas podem trabalhá-lo nos municípios. “Atualmente, temos no Piauí cem grupos do Projeto de Potencialização de Economia Solidária nos territórios Entre-Rios, Vale do Canindé, Guaribas, Cocais e Carnaubais, abrangendo quarenta municípios nos quais as ações do projeto se apresentam de forma consistente e definida”, explica.
Economia Solidária
É uma forma de produção, consumo e distribuição de riqueza centrada na valorização do ser humano e não do capital. Tem base cooperativista, e é voltada para a produção, consumo e comercialização de bens e serviços de modo autogerido, tendo como finalidade a reprodução ampliada da vida.