Publicada em 18 de Outubro de 2013 �s 13h05
A Secretaria da Assistência Social e Cidadania (Sasc), através da Diretoria de Segurança Alimentar e Nutricional (Dusan), participou da Sessão Solene alusiva ao Dia Mundial da Alimentação, realizada nesta sexta-feira (18), na Câmara Municipal de Teresina.
A sessão foi proposta pelo vereador Gilberto Paixão, a pedido do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea-PI), que tem como presidente a nutricionista Norma Sueli Alberto.
Ao iniciar seu discurso, a presidente do Consea fez a apresentação de um vídeo que aborda o tema do consumo de alimentos inadequados feito pelas crianças, devido a ações publicitárias. “A segurança alimentar é um direito de todos e nossa meta é chamar a atenção das pessoas para se aterem às questões da alimentação, que vão desde a produção até o seu consumo. Alimentos seguros contribuem não somente para uma boa saúde, mas também favorece a economia e o meio ambiente”, frisou Norma Sueli. Ela também que destacou a dificuldade do enfrentamento à fome no Brasil e no Piauí.
A Sasc, através da Dusan e em parceria com o Consea-PI, aprova a realização de projetos de enfrentamento à fome, através de políticas de alimentação saudável. Em 2011, a Sasc estabeleceu o Programa Brasil sem Miséria, com o objetivo de erradicar a pobreza extrema até o ano de 2014. “O direito à alimentação saudável e adequada depende das condições que os Estados e Municípios oferecem à população”, destacou Gilberto Paixão, ressaltando a importância de debater o combate à fome e à miséria.
Ainda segundo a presidente do Consea, Norma Sueli, o conselho reforça sua participação na luta por sistemas de alimentos cada vez mais saudáveis e ressalva seu objetivo principal, que é o de formular e coordenar as ações da Política de Segurança Alimentar e Nutricional, assegurando o direito humano à alimentação adequada no Estado do Piauí.
Para garantir esse direito do cidadão são desenvolvidas ações voltadas para o fortalecimento da agricultura, ampliação do acesso à alimentação, promoção de processos de geração de renda e articulação, mobilização e controle social.
Neste ano, o Dia Mundial da Alimentação, comemorado dia 16 de outubro, teve como tema oficial, proposto pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), Sistemas Alimentares Sustentáveis para Segurança Alimentar e Nutrição, e o slogan Pessoas Saudáveis dependem de Sistemas Alimentares Saudáveis.