Publicada em 20 de Novembro de 2013 �s 12h34
No dia 20 de novembro, Dia Nacional da Consciência Negra, os grupos de movimentos negros de Teresina realizarão, a partir das 17h a tradicional lavagem das escadarias da Igreja São Benedito. O ato, que simboliza a lavagem do preconceito e do racismo, tem apoio da Secretaria da Assistência Social e Cidadania que vem atuando no combate ao preconceito através de várias ações, entre elas a implantação do Plano Estadual da Política de Promoção de Igualdade Étinico-racial e com a realização da Conferência Estadual de Igualdade Racial em 2013.
Outra ação que merece destaque é a Caravana da Juventude Quilombola, realizada em parceria com a Coordenadoria da Juventude (Cojuv), que leva oficina e apresentações culturais para os municípios. “Além de trabalhar a autoestima e trazer orientações para as comunidades quilombolas, a Caravana provoca a discussão nos municípios sobre a necessidade de implantação de um órgão que trabalhe a igualdade racial”, explica Gilvano Quadros, do Grupo Coisa de Nego e servidor da Sasc.
Gilvano destaca ainda que as leis contra o preconceito existem mas precisam ser efetivadas. “Quem sofre algum tipo de preconceito deve procurar as autoridades competentes e não permitir, de forma alguma, que esta forma de crime seja amenizada”, reforça.
Beleza negra
Além do ato na São Benedito pelo Dia Nacional da Consciência Negra, acontece no dia 22 de novembro a tradicional Festa da Beleza Negra,que este ano será realizada na Central de Artesanato, a partir das 19h.