Publicada em 09 de Maio de 2013 �s 15h33
A Secretaria Estadual de Assistência Social e Cidadania (Sasc) participou de uma audiência pública realizada, nessa quarta-feira (8), no auditório do Instituto de Educação Antonino Freire, para discutir as políticas públicas voltadas às crianças e adolescentes no Estado do Piauí e em todo o país.
O encontro contou com a participação de vários segmentos da sociedade civil, entre elas, Ministério Público e Polícia Militar que abordaram as políticas sociais como uma forma de assegurar o acesso de todas as crianças e todos os adolescentes a seus serviços, especialmente as crianças e os adolescentes com seus direitos violados ou em conflito com a lei.
A presidenta do Conanda e assessora da Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente, Izabel Silva, destaca a agenda de visita do conselho ao Piauí no intuito de solidificar ainda mais o fortalecimento dos conselhos tutelares no Estado, “Todo o colegiado do Conanda veio ao Piauí com dois objetivos bem certos: fortalecer os Conselhos Tutelares e elaborar o Plano Decenal dos Direitos da Criança e do Adolescente para o Piauí”, frisa.
O secretário da Assistência Social, Francisco Guedes, afirma que uma das atribuições de toda a sociedade é a preocupação e a necessidade de buscar alternativas viáveis para a erradicação de toda e qualquer forma de abuso dos direitos da criança e adolescente no Piauí e no Brasil. “Toda e qualquer violação de direito é nefasta e o secretário Guedes tem como uma de suas atribuições articular e buscar o fortalecimento de garantia dos direitos da criança e do adolescente. Isso é um compromisso de vida e aquilo que por um acaso não nos compete, fazemos o encaminhamento para encontramos uma solução adequada”, destaca.
Conanda
O Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do adolescente (Conanda) é a instância máxima de formulação, deliberação e controle das políticas públicas voltadas a infância e a adolescência na esfera federal.