Publicada em 27 de Setembro de 2013 �s 14h00
A Secretaria da Assistência Social e Cidadania (Sasc), através da Diretoria de Proteção Social Básica, vem apoiando o projeto social Jovens Talentos, que desenvolve a prática esportiva de Badminton. O projeto funciona no Centro de Convivência Ludjan Ladeira, no bairro Monte Castelo, coordenado por Mariana Helena.
Atualmente, o projeto conta com 24 atletas, de 6 a 18 anos, em treinos de segunda a sábado, manhã e tarde. Estes passaram por uma seleção em núcleos implantados em escolas públicas municipais e estaduais. Hoje, participam de competições dentro e fora do país. Na categoria Júnior, competem em dois campeonatos: Pan-americano e o Sul-americano. Já na categoria Adulto, participam de campeonatos internacionais visando ganhar ranking para disputar as Olimpíadas de 2016. A maioria dos meninos é primeiro lugar em suas respectivas categorias.
Implantado no estado desde 2006, o esporte vem trazendo oportunidade para centenas de jovens. Com a prática, crianças e adolescentes encontram a chance de ter o seu talento descoberto e destacado, o que colabora positivamente para a autoestima destas. Entre as últimas aquisições, medalhas de prata e bronze no Pan-Americano do México e medalha de ouro em Vitória - ES.
O projeto foi avaliado, em 2012, como o melhor projeto social do mundo na área pelo Conselho Olímpico Internacional (COI).
Para a atleta Sâmia Lima (13), colecionadora de várias medalhas, o apoio e incentivo do Centro é fundamental para a conquista de prêmios. "Aqui podemos trabalhar a parte técnica e ter mais rendimento com a orientação dos treinadores", completa.
Segundo a treinadora Francisca Lima, os alunos praticam os treinos durante 4 horas por dia, ocupando o tempo livre com a prática do badminton. "O projeto, além de descobrir talentos, tem a função social de retirar esses meninos das ruas, pois estes, em sua maioria, são de comunidades carentes de alto risco", afirma.