A judoca Sarah Menezes, medalha de ouro nas Olimpíadas de Londres, visitou o Congresso vazio nesta sexta-feira (10) e criticou a escassez de investimentos do governo no esporte.
Ela viajou para Brasília para conceder uma entrevista à TV Câmara. Sem a presença do presidente Marco Maia (PT), a atleta visitou o gabinete da presidência da Câmara e conversou com os três deputados presentes à sessão plenária da Casa. saiba mais Chegada de Sarah Menezes: Judoca recebe carinho dos fãs Sarah Menezes embarcará para Londres em busca do Ouro Olímpico Leia mais sobre Judoca Sarah Menezes
“Com certeza [faltam investimentos]. No geral, falta estrutura no Brasil para todas as modalidades. Na minha cidade, não tem, por exemplo, uma área gigantesca para os lutadores treinarem”, afirmou.
O deputado Domingos Dutra (PT-MA), um dos únicos a receber Sarah Menezes no Congresso, comentou o fato de a atleta não ter sido recepcionada por mais parlamentares. Além de Dutra, só estavam presentes à sessão os deputados Izalci Lucas (PR-DF) e Érika Kokay (PT-DF).
“Infelizmente, a Câmara às sextas-feiras é vazia de parlamentares, lideranças partidárias e membros da Mesa Diretora. A Sarah veio trazer brilho para esta sexta. Ela teve sorte e pegou a sessão plenária encerrando, com poucos deputados. Ela veio preencher esse vazio [de parlamentares]”, afirmou Dutra.
A assessoria do presidente da Câmara disse que Marco Maia deixou no gabinete uma carta para Sarah agradecendo a visita e parabenizando a atleta pela conquista da medalha.
Maia passou a manhã em Brasília e, à tarde, viajará a trabalho para a Europa. Na carta endereçada a Sarah, o presidente da Câmara diz lamentar não poder recebê-la "em virtude de compromissos assumidos anteriormente."
"É com satisfação que a parabenizo pela brilhante conquista na modalidade Judô, nas Olimpiadas de 2012, Londres, na Inglaterra. Quando presencio uma jovem como você conquistando a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos, reafirmo a confiança e a esperança no esporte e nos jovens brasileiros", afirmou Maia na carta.
Ouro
Nascida no Piauí, Sarah é a primeira judoca brasileira a conquistar o ouro em uma Olimpíada. Ela também foi a primeira medalha de ouro do Brasil nos jogos de Londres. Pela vitória, a atleta ganhou R$ 100 mil da Confederação Brasileira de Judô.
Outros três brasileiros conquistaram a medalha de bronze em suas categorias. Felipe Kitadai, Rafael Silva e Mayra Aguiar embolsarão R$ 20 mil cada.
O desempenho em Londres valeu ao judô brasileiro algumas marcas importantes, como a melhor participação olímpica da modalidade (recorde de quatro pódios), a primeira final olímpica do judô feminino (e o primeiro ouro) e os primeiros pódios dos pesos ligeiro e pesado masculino.
Somando 19 medalhas na história, o judô superou a vela (17), em Londres, tornando-se o esporte mais vitorioso do país na competição.