Publicada em 20 de Fevereiro de 2013 �s 14h11
A coordenação estadual do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) realizará, no próximo dia 27, a partir das 8h, na sede de sua coordenação, na zona Sul de Teresina, reunião sobre melhorias no atendimento de Urgência nas 60 cidades polos do Estado.
O objetivo do encontro, segundo a coordenadora estadual do Samu, Christianne Rocha Leal, é criar, principalmente, uma grade de referência para a regulamentação dos atendimentos. “Através das peculiaridades de cada um desses municípios, o médico regulador saberá como agir durante as ocorrências”, afirmou.
De acordo com a coordenação estadual do Samu, o encontro pretende ainda repassar as principais informações aos novos coordenadores, discutindo assim temas relacionados a responsabilidade técnica do profissional, funcionamento correto do sistema de comunicação via rádio, além da capacitação das novas equipes do Samu instaladas pelos novos prefeitos.
“Teremos representantes do Conselho Regional de Enfermagem, técnicos de uma empresa de telefonia e médicos, todos empenhados em atualizar esses novos coordenadores sobre a forma correta de se desenvolver as bases descentralizadas do Samu”, frisa Christianne Rocha Leal.
A Central de Regulação do Samu foi implantada no Estado em 2011 e atende diretamente 52 municípios que possuem bases descentralizadas. Além dos municípios polos, o atendimento móvel se estende para centenas de municípios circunvizinhos dessas bases.