Publicada em 23 de Abril de 2013 �s 12h39
Com o objetivo de capacitar médicos, enfermeiros, técnicos ou auxiliares em enfermagem do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), o Ministério da Saúde, em parceria com o Hospital do Coração (HCOR), desenvolve em todo o Brasil o projeto Capacitação em Emergências Cardiovasculares para Rede de Atendimento à Urgência e Emergência.
No Piauí, a capacitação pretende atender cerca de 400 profissionais pertencentes ao Território Entre Rios, ou seja, que abrange a Região Metropolitana de Teresina. De acordo com a coordenadora Estadual do Samu, Christianne Rocha, durante três dias de palestras, oficinas e seminários serão oferecidos cursos em três vertentes essenciais para o bom funcionamento deste Serviço.
Os cursos acontecerão de 27 a 30 de abril, com três turmas de BLS, três de ACLS e duas de Afecções Cardiovasculares. Todos os cursos serão ministrados no Diferencial Buffet. “Durante três dias os participantes participarão de atividades voltadas para cursos de BLS (Basic Life Suport), de ACLS (Advance Cardiologic Life Support) e Afecções Cardiovasculares. Esses serviços visam dar mais agilidade ao Pronto Atendimento em Urgência e Emergência e, consequentemente, serem aplicados às portas de entradas de hospitalares inseridos no SOS Emergência e no Plano de Ação da Rede de Urgência e Emergência das regiões metropolitanas”, pontua a coordenadora.