O Salão do Livro do Piauí (Salipi) fez homenagem ao publicitário Marcus Peixoto durante o lançamento da edição 2012, realizado na noite desta quarta-feira (18) no Palácio da Música. Falecido no início de abril, o produtor cultural e idealizador do Piauí Pop e mantinha parceria com o evento literário.
A cada edição do Salipi, o Piauí Pop realizava promoções para interagir com o público jovem, unindo música e literatura. Antes do Salão, escolas eram visitadas pelo Intervalo Pop, que cresceu e virou Caravana Pop, com recitais de poesia e shows musicais na hora do recreio. Além disso, durante o Salipi, cada noite de evento era encerrada com o Quintal Pop. Bandas piauienses se revezavam no palco, incrementando a programação do evento.
No Piauí Pop, um estande do Salipi inseria os participantes no universo da leitura e convidava a todos para a edição seguinte do Salão do Livro do Piauí. A parceria durou de 2004, quando o Piauí Pop nasceu no Jockey Club, a 2009, na sua última edição, no Atlantic City Club.
O professor de dança Helly Batista, que nos deixou em março, também foi lembrado pela organização do Salipi 2012.