A 16ª edição do Salão do Livro do Piauí (Salipi) espera reunir um público de 180 mil pessoas em todos os dias do evento, que acontece de 1º a 10 e junho, no Espaço Rosa dos Ventos, na Universidade Federal do Piauí (UFPI) em Teresina. A maior feira literária do estado faz homenagem este ano ao escritor piauiense Arimathéa Tito Filho e traz uma programação diversificada.
Esse ano, duas atrações nacionais subirão ao palco no Salipi. No primeiro domingo (3) será o cantor e poeta Gabriel O Pensador e no encerramento o cantor Chico César e a banda piauiense Validuaté. Grandes nomes da literatura nacional e piauiense também passarão pelo evento, com destaque para Bráulio Bessa (CE), Márcia Tiburi (RS), Germano Dutra (SC), Luiz Ruffato (MG), Daniel Gtr (SP), Nathan Matos (MG), José de Nicola (SP) e Lucas de Nicola (SP), Inês Mapurunga (CE), Roseana Murray (RJ), entre outros.
Para o professor Luiz Romero, um dos organizadores do Salipi, a presença do público no Salão do Livro é a essência do evento e o crescimento desse coletivo só aumenta a cada edição. A grande novidade deste ano é curso de Literatura Clássica com a professora transgênero piauiense, Danny Barradas, que acontecerá no Cine Teatro da UFPI e será dividido em dois módulos durante dois dias.
“O melhor do Salão do Livro é o público. É um público garantido e que só aumenta a cada ano, devido a grandiosidade em conhecimento que o evento traz, tanto em novidades, quanto em atrativos típicos, que é a música piauiense, por exemplo, além do despertar curioso no campo da literatura, tecnologia, entre outros”, declarou Luiz Romero.
Durante todos os dias do evento diversos músicos piauienses irão se apresentar no palco Marcus Peixoto, além palestras, oficinas e bate papo-literário. A feira de livros e sua diversidade de obras a preços baixos também promete atrair um grande público.
TERESINA