O palácio de Kensington, que representa o príncipe William e a duquesa de Cambridge, Kate Middleton, divulgou neste domingo (5) os nomes dos cinco padrinhos da princesa Charlotte - a menina será batizada em uma cerimônia no Reino Unido nesta tarde.
Os padrinhos serão Laura Fellowes, prima de William e filha de uma das irmãs da princesa Diana, Adam Middleton, primo de Kate e os amigos do casal Sophie Carter, James Meade e Thomas van Straubenzee (um dos amigos mais próximos de William).
A princesa, segunda filha do casal e quarta na linha de sucessão ao trono britânico, acabou de completar dois meses de vida – ela nasceu no dia 2 de maio.
A cerimônia está marcada para começar às 16h30 locais (12h30 de Brasília).
A Igreja de Santa Maria Madalena, em Sandringham, onde a princesa Charlotte será batizada neste domingo (5) (Foto: REUTERS/Joe Giddens)
A cerimônia de batismo de Charlotte será na igreja de Santa Maria Madalena, em Sandringham, onde William e Kate têm uma casa de campo na propriedade da rainha Elizabeth, no leste da Inglaterra. A igreja é o local onde a princesa Diana, avó da menina, foi batizada em 30 de agosto de 1961.
O serviço religioso será conduzido pelo arcebispo Justin Welby, chefe espiritual da Igreja Anglicana, que também se encarregou do batismo do irmão mais velho da princesa, o príncipe George, que vai comemorar o segundo aniversário em julho.
Esta será a primeira vez que a mais nova integrante da família real britânica, cujo nome completo é Charlotte Elizabeth Diana, em homenagem à avó, a falecida princesa Diana, e à bisavó, rainha Elizabeth, aparecerá em público desde que deixou o hospital com os pais após seu nascimento.
A família irá andando da Casa Sandringham até a igreja com seus filhos.
Será a primeira vez que a família será vista em público de maneira completa, com os dois filhos – George não estava com os pais quando a irmã deixou a maternidade.
Cerimônia
Entre os convidados para o batizado estão os bisavós da princesa, a rainha Elizabeth II e seu marido, o príncipe Philip, seu avô paterno, o príncipe Charles, e seus avós maternos, Carole e Michael Middleton. A mulher de Charles, Camilla Parker-Bowles, também estará presente, assim como os irmãos de Kate, Pippa e James Middleton, além dos padrinhos e seus esposos ou esposas.
O irmão de William, o príncipe Harry, não participará da cerimônia – ele viajou para a África para se dedicar a projetos de conservação e passará os próximos três meses na Namíbia, África do Sul, Tanzânia e Botsuana.
O fotógrafo peruano Mario Testino foi convidado por William e Kate para fazer fotos depois da cerimônia. Ele já fez fotos da família em outras ocasiões e era o fotógrafo preferido da princesa Diana.
A cerimônia não será aberta ao público, mas os jardins em frente à igreja serão liberados para quem quiser ficar do lado de fora e ver a passagem da família, como ocorreu no último Natal.
A menina será batizada com água do rio Jodão.
Após o batismo, os convidados, que devem ser menos de 30, serão recebidos para um chá com bolo.
Charlotte vai usar a mesma roupa que seu irmão usou em seu batizado - uma réplica do vestido criado em 1841 para a filha mais velha da rainha imperatriz Victoria, a princesa Victoria, feita de rendas e cetim branco.
Mais de 60 bebês da família real britânica usaram depois dela, incluindo todos os filhos e netos da rainha Elizabeth. O último a vesti-lo foi Louise Windsor, filha do príncipe Edward, em 2004.
Mas, cada vez mais frágil, o original é agora cuidadosamente preservado, e uma réplica foi criada por ordem da Rainha. Foi usado pela primeira vez em 2008 para o batismo do irmão de Louise, James, e os de Savannah e Isla, bisnetas da rainha.
Diferenças
O batizado ocorrerá em um local diferente da cerimônia do príncipe George – o irmão de Charlotte foi batizado na Capela Real do Palácio St James, no coração de Londres.
O batismo de George, realizado pelo arcebispo de Canterbury, foi acompanhado por apenas 22 convidados escolhidos pelos duques de Cambridge, entre o pai e da madrasta de Willian, o príncipe Charles e Camilla Parker-Bowles, e os pais e os irmãos de Kate.
Além disso, assistiram à cerimônia o duque de Edimburgo, de 92 anos, marido da rainha, e o príncipe Harry, segundo filho de Charles com a falecida princesa Diana.
Os padrinhos foram sete - Zara Phillips, prima do príncipe William, filha da princesa Anne, Oliver Baker e William van Cutsem, Julia Samuel, Emilia Jardine-Paterson e o conde de Grosvenor, todos amigos dos duques, e Jamie Lowther-Pinkerton, ex-secretário privado do casal.