O empresário e investidor americano Warren Buffett, conhecido no universo financeiro como "o oráculo de Omaha", é o homem que mais ganhou dinheiro em 2013, com uma média de 37 milhões de dólares por dia - ou 1,5 milhão de dólares por hora, segundo a pesquisa Wealth-X, feita pelo banco UBS. Com 73 anos, Buffett acumula um patrimônio de 59,1 bilhões de dólares. Só neste ano ele aumentou em 12,7 bilhões de dólares sua fortuna.
Apesar dos números, o executivo ainda ficou no segundo posto na lista de maiores multimilionários. Isso acontece porque, embora em 2013 sua fortuna não tenha aumentado tanto, o fundador da Microsoft, Bill Gates, continua sendo o homem mais rico do mundo, com uma fortuna de 72 bilhões de dólares. O mexicano Carlos Slim e o espanhol Amancio Ortega completam o clube dos quatro multimilionários cujo patrimônio supera os 50 bilhões de dólares.
Voltando à lista dos que mais lucraram por hora em 2013, o magnata dos cassinos Sheldon Adelson, que ganhou 11,4 bilhões de dólares no ano, ficou na segunda posição, enquanto a terceira posição é ocupada pelo fundador e diretor da Amazon, Jeff Bezos, que acumulou 11,3 bilhões de dólares no período.
Segundo o estudo, o número de bilionários em 2013 é de 2.170 pessoas cujas fortunas cresceram, em média, 5,3% no ano. Desde o início da crise econômica, a fortuna dessa parcela da população duplicou, passando de um total de 3,1 trilhões de dólares para 6,5 trilhões dólares.