O bolo frito é um dos pratos preferidos do piauiense. Não se sabe ao certo a sua origem, mas, segundo o culinarista Carlos Alencar, é muito provável que o bolo frito seja uma adaptação de alguma receita de origem portuguesa.
“Como aqui os lusitanos não tinham trigo, eles adaptavam as receitas deles para as farinhas e derivados de milho e mandioca, que são produtos da América”, afirmou o chef de cozinha.
O programa Sabores do Nordeste deste sábado (22) ensina a preparar um delicioso bolo frito de goma. A receita rende até 60 bolos.
Ingredientes
1kg de goma
360ml de leite
7 ovos
Sal a gosto
Modo de preparo
Primeiramente, coloque o leite para ferver. Em uma bacia, adicione a goma, o leite fervido, o sal e, aos poucos, acrescente os ovos.
Observação: o ponto da massa pode ser sentido a partir da mistura com os ovos.
Mexa todos os ingredientes e amasse até a massa ficar homogênea. Depois, para fazer o bolinho, retire uma porção da massa e modele da forma que preferir: em cobrinha, rosquinha ou na forma do número 8.
Coloque o óleo numa panela e espere ele ferver. Apague o fogo, e então adicione os bolinhos no óleo ainda quente (isso é importante para o bolinho não encharcar nem espirrar).
Leve ao fogo e deixe fritar até ficar crescido e dourado. Depois, retire do óleo e deixe escorrer por uns minutinhos. Depois, é só se deliciar enquanto está quentinho!