Bondarchuk dirigiu Stalingrado, um dos filmes de maior orçamento na história do cinema russo.
Imagem: DivulgaçãoBondarchuk dirigiu Stalingrado, um dos filmes de maior orçamento na história do cinema russo.
O cineasta russo Fiódor Bondarchuk, diretor de "Stalingrado" e filho do cineasta soviético Serguei Bondarchuk, que recebeu um Oscar por "Guerra e paz" em 1969, rodará uma superprodução em Hollywood, uma adaptação da "Odisseia" de Homero. "A Warner Bros escolheu Fiódor para dirigir "Odysseus", uma epopeia de grande espetáculo", informou à AFP um dos produtores do filme, Michael Schlicht.
O roteirista Jeremy Doner ficará responsável pelo roteiro do filme, que conta o retorno de Ulisses a sua terra natal, Ítaca, após a guerra de Troia, uma viagem em que ele encontra vários personagens mitológicos. "O talento de Fiódor Bondarchuk contribuiu para a escolha da Warner Bros", afirmou Schlicht.
"Stalingrado", um dos filmes de maior orçamento da história do cinema russo desde o fim da União Soviética (30 milhões de dólares em parte financiados pelo governo russo), foi o primeiro longa-metragem não americano rodado com tecnologia Imax. O filme, que conta a relação de uma soviética com um oficial nazista, com combates espetaculares de pano de fundo, utiliza muitas imagens digitais (CGI). "Toda a equipe de CGI de "Odisseia" será russa", confirmou o produtor, antes de afirmar que dois astros americanos participarão no filme.