A empresa Águas de Teresina realizou nesta terça-feira (31) a desinfecção de algumas áreas públicas, como entorno de hospitais, aeroporto, rodoviária e avenidas. A medida visa reduzir o avanço do novo coronavírus em Teresina, na ação foi usada água sanitária e foi feita com um caminhão-pipa com jato. O Piauí já tem 18 casos confirmados da Covid-19.
Segundo Cleyson Jacomini, diretor-presidente da concessionária, a ideia é ajudar neste momento delicado para a sociedade.
“Estamos somando todos os esforços que podemos para dar a nossa parcela de contribuição nessa luta que é de todos. Com relação ao abastecimento de água também temos nos empenhado”, disse.
De acordo com a empresa, será disponibilizado para a prefeitura o produto hipoclorito de sódio, a água sanitária, para a ação de desinfecção de espaços públicos da capital. Também está sendo articulada uma parceria com a Rede Pense Piauí na produção e distribuição de álcool para a rede hospitalar.
Isolamento social
Para evitar a contaminação pelo vírus, o isolamento social e medidas emergenciais foram determinadas por meio de decretos do governo do estado e das prefeituras, como na capital piauiense, para que a população fique em casa e evite ao máximo ir às ruas.
Policiais fazem abordagens nas fronteiras do estado a ônibus e veículos particulares. Escolas, universidades e a maior parte do comércio, assim como serviços públicos, suspenderam as atividades. Os decretos preveem que quem descumprir as regras pode ser penalizado com multa ou até prisão.