Publicada em 12 de Março de 2014 �s 11h42
Os policiais militares do Batalhão de Policiamento Comunitário (BPCom), mais conhecido como Ronda Cidadão, estão se preparando para atuar no combate à poluição sonora em Teresina. Parte da tropa já participou do treinamento de manuseio do decibelímetro digital - equipamento utilizado para realizar a medição dos níveis de pressão sonora em ambientes distintos. O restante do efetivo deve passar pela capacitação até o fim deste mês.
De acordo com o tenente-coronel Edson Ferreira, comandante do BPCom, desde o fim do ano passado, a Polícia Militar se comprometeu em atuar também no trabalho preventivo de crimes ambientais. “Nós assinamos um termo de cooperação juntamente com outros órgãos, como o Detran, Delegacia do Silêncio e Tribunal de Justiça do Piauí, para fortalecer o combate à poluição sonora na capital”, explica.
No último dia 10 de março, parte da tropa do Ronda Cidadão passou por um treinamento no auditório do Parque Ambiental, situado no bairro Mocambinho, zona Norte de Teresina. Para a capacitação, os policiais militares contaram com o apoio de técnicos da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semam). Eles que ministraram as instruções sobre a utilização do aparelho que irá auxiliar o batalhão no combate à poluição sonora.
Segundo o comandante do BPCom, atualmente, as cinco zonas de Teresina contam com uma viatura que já está equipada com o decibelímetro e a partir desta semana o trabalho de combate à poluição sonora será reforçado. “Ao todo, temos nove aparelhos destes, que foram doados pela Promotoria de Justiça. No entanto, nossa intenção é ampliar este número para que cada uma das 33 viaturas do Ronda Cidadão de Teresina tenha um decibelímetro”, revela.