Publicada em 17 de Dezembro de 2014 �s 08h40
O III Encontro Interdisciplinar sobre Drogadicção, realizado em Floriano, distante 240 quilômetros da capital, teve como principal objetivo tratar sobre os problemas causados pela venda e consumo de drogas na região. O evento, que estabeleceu como tema “O cuidado, o cuidador e o sujeito: uma perspectiva integral em saúde”, contou com a participação do Ronda Cidadão, que foi convidado especialmente para falar sobre “O cenário atual do consumo e tráfico de drogas em Floriano: intervenção e estratégias”.
O evento, que mobilizou professores e alunos dos cursos de Enfermagem e Educação Física da Universidade Estadual do Piauí (Uespi) do campus Dra. Josefina Demes, propôs à comunidade acadêmica e à sociedade de Floriano em geral uma ampla discussão sobre os problemas causados pela venda e o consumo de drogas, e também procurou debater estratégias, envolvendo políticas públicas, voltadas para o tema.
O debate contou com a participação do capitão Ubiraci Torres Portela e o subcomandante, tenente Maia, ambos do Ronda Cidadão de Floriano. “Além da atuação diretamente voltada para coibir a venda e o uso de entorpecentes na cidade, através da atuação operacional do serviço policial militar rotineiro, o Ronda Cidadão também se preocupa em debater o assunto, através de eventos como este e das palestras que realiza na rede municipal e estadual de educação, procurando esclarecer os jovens quanto à venda e aos malefícios do uso de drogas, o que também é de fundamental importância para a busca de soluções”, disse o tenente Maia.
O Encontro foi realizado e idealizado pela Secretaria de Saúde do Município, através do Programa Nacional de Reorientação da Formação Profissional em Saúde (Pró-Saude), articulado ao Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (Pet-Saúde).