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"Ronaldo" do MMA vive dilema é

"Ronaldo" do MMA vive dilema ético como manager de Spider e comentarista na TV.

Publicada em 19 de Abril de 2013 �s 13h27


Se o fato de Ronaldo comentar jogos de futebol que tenham atletas agenciados por sua empresa de marketing gerou questionamentos quanto à ética, o mesmo não ocorre no mundo do MMA, em que isso acontece há vários anos de maneira quase despercebida.

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O "Ronaldo das artes marciais mistas" é Jorge Guimarães, conhecido como Joinha, uma das mais antigas personalidades envolvidas no esporte. Foi um praticante de jiu-jitsu no fim da década de 70 e mudou para os Estados Unidos junto com representantes da família Gracie. Acompanhou a o surgimento do UFC, em 1993, e passou a atuar como um cartola dos competidores.

É hoje considerado o maior empresário brasileiro e gerencia a carreira de nomes como Anderson Silva, Rodrigo Minotauro, Rogério Minotouro, José Aldo e Lyoto Machida, entre vários outros nomes do país.

Ao mesmo tempo em que passou a se aventurar na condução da carreira de atletas, Joinha ganhou espaço na TV em meados da década de 90 com programas de vale-tudo no Sportv, como o "Passando a guarda".

E exerce há muito tempo a função de comentarista da emissora e do canal Combate de muitas das transmissões do UFC, várias delas envolvendo atletas agenciados.

A figura de Joinha como comentarista e apresentador é tão marcante que muitos dos novos fãs de MMA não sabem que ele também exerce a função de manager. "Eu também não faço a menor questão de dizer. Mas isso às vezes vem à tona", falou ao UOL Esporte.

Joinha admite que a situação é delicada. Mas afirma que se policia para ser imparcial nas transmissões e justifica sua conduta ética com o argumento de que sabe que será questionado pelo fato e pode ser o único prejudicado com uma eventual parcialidade.

"É muito difícil, principalmente quando se tem um lutador do gabarito como o Anderson, por exemplo, que é carro chefe e puxa todo pelotão. Mas eu sou sempre imparcial. Eu me propus a comentar, então a imparcialidade vai ser total. Vou dar minha opinião e tenho que ter sempre cuidado com isso. É uma situação chata, mas já que vou fazer, tem que ser corretamente. É meu nome que está em jogo."

O empresário conta caso em que já opinou contrariamente a seu lutador durante a transmissão e usa a "saia justa" criada como exemplo de sua imparcialidade durante uma luta.

"Tento ser tão imparcial que existe caso de comentário que fiz que já chateou atleta meu. Uma vez eu comentei luta do Diego Nunes contra o Manny Gamburyan e tentei ser o mais imparcial, como sempre. Eu achei que o Gamburyan levou certa vantagem. E quando eu estava comentando, afirmei que achei que ele tinha sido o vencedor. E deram a vitória pro Diego Nunes. Depois ele veio falar comigo. Sou empresário, mas achei ali na hora que ele tinha perdido."

Joinha, no entanto, admite que o tema é indelicado e que prefere até não participar de um combate com um de seus clientes para evitar questionamentos. "Eu prefiro não comentar se tem lutador meu. Mas nunca vou ser antiético. Pela minha conduta e o que penso, não iria me perdoar [caso não criticasse um lutador agenciado].

Perfil do empresário no MMA

Assim como no futebol, os lutadores de MMA têm empresários para gerenciarem suas carreiras. Estão sempre ao lado no momento de entrevistas, pesagens e na assinatura de contratos com organizações ou patrocinadores.

As funções podem ser várias. Depende de como cada lutador quer que seja conduzido. Mas não só dele é que saem as decisões. Depende também do empresário. No que ele acha que tem que influenciar na carreira do atleta.

"Quando pegamos um atleta pra gerenciar, eles estão entregando as carreiras nas nossas mãos. É um esporte complexo e que envolve uma série de variáveis. A grande razão de existir um empresário é que sejam considerados os interesses do lutador e não do promoter", resume Alex Davis, empresário de Rousimar Toquinho, Fábio Maldonado, Edson Barboza, Antônio Pezão e Luiz Banha, entre outros.

"A função do manager é a função de um tutor. É o cara que olha pelo lutador e vê o que é melhor pra ele. Manager é fundamental pra dar apoio moral e trazer patrocinadores.", resumiu Wallid Ismail, ex-lutador empresários de Erick Silva, Paulo Thiago e dos irmãos Marajó.

Veja abaixo a opinião de alguns dos principais managers dos lutadores brasileiros e como gostam de conduzir a carreira de seus atletas.
Tags: "Ronaldo" do MMA viv - Spider e comentarist

Fonte: uol �|� Publicado por: Da Redação
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