Apesar de preferir não fazer prejulgamentos sobre o caso, Robert destacou que neste momento duas hipóteses podem ser levantadas: a de que o grampo pode ter sido instalado para gravar as conversas de Firmino Filho ou a de que o sistema poderia ser utilizado pela gestão anterior para gravar os diálogos que ocorriam no gabinete do ex-prefeito Elmano Férrer (PTB).
“A única certeza é da necessidade de investigar o caso para termos certeza de alguma coisa, mas diante do que foi encontrado até este momento, podemos destacar duas possibilidades. A primeira é que de o grampo tenha sido plantado para gravar as conversas do prefeito Firmino Filho. A segunda hipótese é de que as escutas tenham sido instaladas para que o ex-prefeito Elmano Férrer pudesse gravar as conversas com as pessoas que ele recebia em seu gabinete. Se isso fosse verdade seria um ato de total deselegância, entretanto, não podemos fazer prejulgamentos, pois o correto é fazer as investigações”, ponderou o secretário.
Robert adiantou que neste sábado (05) será realizada vistoria em toda prefeitura, pois há suspeitas de que mais escutas possam ter sido instaladas em todo local. “Vamos fazer uma varredura na prefeitura para nos certificarmos se existem ou não mais grampos além dos que já foram encontrados”, disse.
O caso será denunciado por Firmino Filho diretamente à polícia, que irá investigar o caso. De acordo com a assessoria do prefeito, ele preferiu não fazer especulações ou apontar culpados, mas preocupa-se que os grampos estejam instalados em outras partes da Prefeitura. O material foi encontrado ao lado do sistema telefônico, no gabinete e nas luminárias das salas.