Ribeira do Piauí está parada.
A administração pública do pequeno município de Ribeira do Piauí está parada. Sem prefeito e sem presidente da Câmara, a cidade boia nas incertezas políticas e jurídicas. Diante desse cenário, a Justiça determinou o bloqueio das contas da prefeitura, medida adotada com a justificativa de proteger o patrimônio público.
Segundo o Ministério Público Estadual, autor da ação civil pública, o bloqueio deve permanecer até que sejam realizadas eleições indiretas pelo poder Legislativo. Enquanto isso estão suspensos os saques e a emissão de cheques através das contas bancárias da prefeitura.
Acusado de compra de votos e desvio de recursos públicos, o prefeito Jorge de Araújo Costa e seu vice foram cassados pela Justiça Eleitoral. O Tribunal Regional Eleitoral determinou que a Câmara de Vereadores escolhesse os noves gestores através de eleição indireta.
Contudo, a Casa legislativa também enfrenta um impasse. Os vereadores da oposição e da situação brigam desde o início do ano pelo comando da Câmara. A disputa foi parar na Justiça, que nunca definiu qual dos grupos tem legitimidade para compor a Mesa Diretora.
Enquanto as pendências não são resolvidas, o Executivo e o Legislativo de Ribeira do Piauí permanecem inoperantes. E o município sem governantes